Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a adoção de medidas para auxílio aos municípios afetados pelas chuvas intensas, em especial a cidade de Barra em que ribeirinhos estão sofrendo com o transbordamento da Lagoa do Saco Grande. “Como representante do povo e defensor dos interesses de todos os cidadãos, é imperativo que direcionemos nossa atenção e recursos para garantir a segurança e o bem-estar dessas comunidades vulneráveis. As chuvas frequentes e intensas que assolam nosso estado colocam em risco não apenas a vida e a segurança das populações ribeirinhas, mas também suas moradias, meios de subsistência e infraestrutura local”, contextualizou Cafu Barreto em sua indicação ao pedir medidas eficazes e proativas para mitigar os impactos das chuvas e promover a resiliência dessas comunidades.
Dentre as iniciativas sugeridas pelo parlamentar está a adoção de medidas de saúde para identificar e combater doenças provenientes de enchentes, bem como doenças tropicais que podem proliferar em ambientes úmidos. “Muitas doenças como a leptospirose, tétano, hepatite A, doenças diarreicas agudas, dentre outras, podem ser transmitidas nesse contexto. Também é fundamental ter cuidado com animais peçonhentos que surgem em locais de enchente”, alertou.
Cafu Barreto ainda sugeriu a alocação de recursos para a reconstrução e manutenção de estradas, barragens, passagens molhadas, diques e sistemas de drenagem que possam reduzir os impactos das chuvas e proteger as áreas ribeirinhas contra inundações e deslizamentos. Em outra frente, sinalizou o deputado, é fundamental garantir o acesso das comunidades afetadas a itens básicos de sobrevivência, a exemplo de cestas básicas, produtos de higiene e água potável.
“É essencial que o governo estadual demonstre liderança e compromisso com a proteção das populações ribeirinhas, garantindo que recebam o apoio necessário para enfrentar os desafios impostos pelas chuvas sazonais. Estou à disposição para colaborar e contribuir com iniciativas que visem proteger e fortalecer essas comunidades tão importantes para o desenvolvimento e a identidade de nosso estado”, disse.