segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Netanyahu: “Lula desonrou a memória de 6 milhões de judeus”
segunda-feira 19 de fevereiro de 2024 às 06:22h

Netanyahu: “Lula desonrou a memória de 6 milhões de judeus”

MUNDO, NOTÍCIAS


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, voltou a comentar as declarações de Lula comparando as operações em Gaza ao Holocausto e disse que o presidente brasileiro “desonrou” a memória dos judeus mortos pelo regime de Hitler.

“Hoje o presidente do Brasil, ao comparar a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas, uma organização terrorista genocida, com o Holocausto, o presidente Silva desonrou a memória dos 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. Ele demonizou o Estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu em discurso televisionado.

“Muitas vezes falamos sobre a história do antissemitismo e dizemos como é que podem essas mentiras que foram feitas contra o povo judeu. Essas falsificações extraordinárias, esses ataques inacreditáveis que não têm base nos fatos”, acrescentou.

Mais cedo, Netanyahu afirmou que as falas do petista “banalizam” o Holocausto e tentam “prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”, disse.

As declarações de Lula foram feitas neste domingo durante entrevista a jornalistas no hotel em que estava hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.

O presidente voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou mais cedo uma nota em repúdio às declarações de Lula e classificou a fala do petista como uma “distorção perversa” da realidade. Afirmou ainda que as falas ofendem a “memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes”.

Já o grupo terrorista Hamas agradeceu a Lula pela declaração, que classificou como “precisa”.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!