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sexta-feira 16 de fevereiro de 2024 às 10:45h

Vai ser candidato? Entenda o que mudou no universo das redes sociais

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Acaba o carnaval nas ruas, começa o grande desfile político nas redes. Milhares de pré-candidatos a prefeito e vereador se preparam para entrar com seus blocos na avenida eleitoral digital. E quem está no aquecimento para buscar votos deve entender alguns pontos importantes. O primeiro deles é que as redes sociais mudaram.

O auge do Facebook ficou para trás, junto com os grupos virtuais de debate político que eram compostos por milhares de integrantes.

Hoje o eleitor está formando opinião principalmente em grupos fechados de Whatsapp. Já em redes mais amplas, como as da Meta, TikTok e Youtube, a procura é por conteúdos que ofereçam algo útil.

Estão em alta postagens com dicas profissionais, orientações nas mais diversas áreas, tutoriais que ensinam a fazer algo prático. Especificamente sobre a política, há uma valorização de informações que possam impactar o dia a dia e também o futuro das pessoas.

Já o X (antigo Twitter) segue como uma rede onde os eventos são comentados em tempo real, o que permite uma clara leitura sobre as repercussões dos acontecimentos.

O consumo de conteúdo ideológico atenuou após anos de uma comunicação exaustiva e conflituosa, que gerou muita discórdia. O eleitor que está apto a seguir militando politicamente o faz dentro de suas microbolhas e cortou laços com bolhas de espectros ideológicos deferentes dos que ele se identifica, para evitar desgastes. Por isso é muito difícil converter um voto utilizando argumentos partidários, pois eles serão difundidos apenas por adeptos daquela vertente.

Há três pontos que marcam as redes sociais hoje: os sentimentos compartilhados, a memória lustrada e a utilidade dos conteúdos.

No caso dos sentimentos compartilhados, estão aqueles relacionados aos laços familiares e de amizade, ao romance, às tendências do momento e às paixões pelos mais diversos temas, sejam eles esportes, música, animais, entre outros.

A imagem do político é construída nas redes com ele se mostrando um bom pai ou mãe, um bom filho, um amigo fiel, um companheiro que nutre uma relação amorosa respeitosa e romântica, uma pessoa bem disposta, moderna e antenada, alguém com determinação e firmeza para tomar decisões, mas que tenha senso de humor.

A memória lustrada é outro ponto importante e se refere a algo nostálgico, que elimina os pormenores negativos de uma determinada época, para se centrar na ideia de acontecimentos grandiosos, baseados em lembranças afetivas em comum e um desejo de ver o presente repetir esse suposto passado glorioso.

Em termos de propostas, não basta apenas anunciar uma obra ou um projeto. É importante explicar a transformação que algo vai causar na vida dos cidadãos. Por isso, a divulgação dos planos para um mandato deve ser clara, bem ilustrada e factível.

Como se trata de uma eleição municipal, os moradores de uma cidade querem mudanças relevantes em suas ruas, em seus bairros e nos serviços públicos que utilizam. Mais do que ataques ao opositor, eles buscam soluções.

Há ainda uma grande mudança no funcionamento das redes. Se antes as pessoas recebiam mais informações sobre quem elas seguiam, agora a maior parte dos posts que são entregues ao usuário são escolhidos pelo algoritmo, de acordo com o perfil do internauta. Os conteúdos classificados como “para você” permitem que as big techs tirem dos influencers o controle das narrativas e passem e centralizar o poder de decidir quem vê o que.

Por isso a criatividade é um importante ativo. É preciso despertar a curiosidade de forma inovadora. Agendas enfadonhas de políticos não são um conteúdo relevante. Mas edições descontraídas e disruptivas estão em alta.

Cabe destacar ainda que as redes são feitas de tendências, que vão sendo replicadas. O TikTok hoje é a rede que mais apresenta as trends do momento, seja em termos de conteúdo, de áudio, ou de edição de vídeo. As publicações são rápidas e dinâmicas e, o mais importante: deve-se captar a atenção do internauta nos três primeiros segundos de um vídeo, para evitar que ele passe para outro.

Um político atualmente é também um porta-voz do seu mandato e de suas ideias e deve estar preparado para ser um pop star nas redes e aguentar as consequências positivas e negativas da superexposição que o ambiente eleitoral exige. É esse o mundo atual.

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