sexta-feira 10 de maio de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / CARNAVAL / Carnaval 2024: Guarda Civil Municipal registra 819 atendimentos e queda no número de ocorrências
quarta-feira 14 de fevereiro de 2024 às 15:00h

Carnaval 2024: Guarda Civil Municipal registra 819 atendimentos e queda no número de ocorrências

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Atuando com 1.060 agentes no Carnaval de Salvador, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou 26 ocorrências ao longo dos seis dias de folia, o que representou uma redução de 39,5% em relação ao ano passado, quando foram computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) teve o maior quantitativo, com 12 registros, seguido do Osmar (Campo Grande), com 11, e do Batatinha (Pelourinho), com apenas três.

Foram registrados ainda 819 atendimentos, um aumento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, 876 patrulhamentos preventivos, além de 291 abordagens e 522 apoios aos diversos órgãos que atuaram na folia.

Além disso, mais de 17 mil crianças foram identificadas nos três circuitos do Carnaval deste ano, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. A GCM é pioneira no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos este serviço, que é considerado uma das frentes de apoio preventivo.

“Realizamos ainda mais de 1.100 ações de prevenção à violência, com o apoio de 97 veículos, 10 elevados, 13 bases avançadas e 157 câmeras de vigilância distribuídas nos circuitos e monitorados pelo nosso Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (Cicomv)”, detalhou Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM.

Já o Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, destacou que o cenário é melhor do que o apresentado no Carnaval de 2023. “Alguns casos pontuais que ocorreram na folia, cuja resolução é de responsabilidade de outras instituições do poder público, estão sendo devidamente tratados. Contudo, numa avaliação geral, consideramos o melhor Carnaval no que se refere à atuação da GCM”, disse.

Documentos – O serviço de recolhimento de documentos perdidos, realizado desde 2014, contabilizou 163 documentos recuperados pela Guarda Civil Municipal. Em 2023, foram 253. “Hoje, boa parte da população utiliza documentos de identificação e meios de pagamento diretamente no celular, o que reduz a circulação dos documentos físicos. Outro fator que corrobora com a queda no número no material coletado é que esse serviço também está sendo prestado por outros órgãos.”, afirmou Marcelo Silva.

A lista com o nome das pessoas que tiveram seus documentos encontrados está disponível para consulta no site da GCM (https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/). Após o Carnaval, o material será levado para a base da Guarda, na Avenida San Martin, e deverá ser retirado pelo titular dentro do prazo de 30 dias. Após esse período, os documentos são devolvidos para seus respectivos órgãos expedidores.

Banda da GCM – Composta por 18 servidores da instituição, a tropa musical da Guarda realizou apresentações em abrigos para idosos, nos Camarotes Acessíveis e nos centros do programa Salvador Acolhe, que cuidou dos filhos de ambulantes cadastrados na Prefeitura e que estão trabalhando durante os dias do evento. Equipes da GCM também realizaram atividades recreativas com as crianças.

Veja também

Inundações na África reforçam preocupação com migração climática

Mais de 234 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas no Burundi, Quênia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas