O Observatório da Câmara de Vereadores de Salvador no Carnaval foi oficialmente aberto, no começo da tarde desta última quinta-feira (8), por vereadores e profissionais da imprensa, no Campo Grande (Circuito Osmar). O espaço é usado pelos parlamentares como ponto de observação da festa. O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PTB), conferiu a estrutura do equipamento e destacou sua importância social e do monitoramento.
“Estaremos aqui este ano, a partir de sábado, quando o Observatório recebe também os servidores da Câmara, para fiscalizar e observar o que o Carnaval precisa para ser uma festa ainda maior e melhor a cada ano. Os vereadores estarão aqui observando, ouvindo a população e trabalhando para aprimorar ainda mais a festa”, afirmou Carlos Muniz.
Muniz observou que o Carnaval acaba para o folião, mas para o gestor público começa na Quarta-Feira de Cinzas. Ele frisou ainda que a Câmara participa ativamente no processo de aprimoramento do Carnaval, e, nessa perspectiva, defendeu a revitalização da festa no Centro da Cidade, onde tudo começou.
O camarote da Câmara já se consolidou como um observatório da folia. O trabalho feito pelos vereadores já serviu para esclarecer e combater o trabalho infantil, racismo, exploração sexual de crianças e adolescentes e contribui ano a ano com o combate à violência contra a mulher, por meio da conscientização. Esta pauta, mais uma vez estará em debate com a campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia”, capitaneada pela Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher.
A inauguração do camarote contou com uma feijoada que reuniu vereadores, profissionais da imprensa, assessores legislativos e representantes de órgãos públicos que vistoriaram o espaço de monitoramento da festa.
O vereador Marcelo Maia (PMN) destacou a importância do Observatório da Câmara, falou da grandeza da festa e destacou que o Carnaval no bairro completa o circuito oficial. “O Carnaval no bairro traz alegria para essa comunidade e fortalece o comércio local, gerando emprego e renda nesse período do ano”, disse.
O vereador Suíca (PT) pontou a importância do espaço para auxiliar na fiscalização das condições de trabalho, em especial dos garis e margaridas. “Como folião, sindicalista e vereador, estou sempre em busca de melhorias para eles essa categoria que me dá régua e compasso. Viso qualidade para eles e para o serviço na cidade”, disse o parlamentar.
Os vereadores Marcelo Maia (PMN), Suíca (PT), Anderson Ninho (PDT), Cláudio Tinoco (União Brasil), Átila do Congo (Patriota), Paulo Magalhães (União Brasil), Randerson Leal (PDT), Sidninho (Podemos), Anderson Ninho (PDT), Alberto Braga (Republicanos), Carolino (Podemos), Sandro Bahiense (PP), Maurício Trindade (PP), Arnando Lessa (PT), Tiago Ferreira (PT), Hélio Ferreira (PCdoB), Sabá (PP), Leandro Guerrilha (PP), Daniel Alves (PSDB), Cris Correia (PSDB) e Sílvio Humberto (PSB) prestigiaram o evento.