domingo 24 de novembro de 2024
Lula e Sérgio Moro - Foto: Edilson Junior | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Lula define juiz que vai julgar cassação de Sergio Moro
quarta-feira 7 de fevereiro de 2024 às 16:55h

Lula define juiz que vai julgar cassação de Sergio Moro

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (7) de acordo com a colunista Malu Gaspar, do O Globo, a indicação do juiz José Rodrigo Sade para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, onde serão julgadas duas ações que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A indicação deve ser publicada no Diário Oficial da União nas próximas horas.

Sade tem o apoio do grupo Prerrogativas e era considerado o favorito a ficar com a vaga.

O TRE do Paraná aguardava a indicação de Lula para agendar a data do julgamento das ações, movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro. A análise do caso, que já foi remarcada duas vezes e está imersa em intrigas e especulações, foi suspensa até uma definição de Lula.

Isso porque o Código Eleitoral prevê que julgamentos dessa natureza, que envolvam cassação de mandato, só devem ser feitos com quórum máximo – ou seja, quando o tribunal estiver com todos os juízes.

De acordo com interlocutores do presidente, a disputa pela vaga do TRE do Paraná tomou mais tempo e energia dos auxiliares de Lula no Palácio do Planalto do que as polêmicas decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, que suspendeu as multas bilionárias impostas à J&F e à Odebrecht em seus acordos de leniência, com impacto de mais de R$ 14 bilhões aos cofres públicos.

No último dia 1º, o plenário do TSE aprovou a lista da Corte paranaense. Já no dia seguinte, o presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, a encaminhou para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, com currículos e dados pessoais dos três candidatos. A lista chegou ao Planalto ontem.

“Acreditamos que o Sade tem mais condições de examinar com isenção o processo e está menos contaminado de influências do Moro no Paraná”, disse à equipe da coluna o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho.

Moro será julgado por abuso de poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação no pleito de 2022.

O TRE do Paraná aguarda a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agendar a data do julgamento das ações, movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro. A análise do caso, que já foi remarcada duas vezes e está imersa em intrigas e especulações, foi suspensa até uma definição de Lula.

Veja também

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, declarou apoio ao movimento de associações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!