Com a chegada das eleições municipais deste ano, alguns deputados estaduais baianos já manifestaram o interesse em se candidatar a prefeitos em cidades do interior da Bahia. Para a preparação, os políticos já estão se reunindo com as suas bases o que pode causar uma enorme ‘ausência’ dos parlamentares, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Aqui está um levantamento de Adriele Mercês, do jornal Folha do Estado, sobre os parlamentares que são cotados ou que já lançaram suas pré-candidaturas. Veja a lista:
Cláudia Oliveira
A deputada Cláudia Oliveira (PSD), que já foi prefeita de Porto Seguro (BA), por duas vezes, é pré-candidata pela legenda e deve contar com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Diego Castro
O deputado Diego Castro (PL) está sendo cotado para ser vice-prefeito do pré-candidato Capitão Alden (PL), em Feira de Santana (BA). Inclusive, eles teriam apoio expressivo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas, não é bem assim. A direção municipal do partido em Feira de Santana já sinalizou que, a escolha do vice, na chapa de prefeito na cidade, será de alguém ligado ao partido em Feira, com a característica ideológica de direita, bolsonarista mesmo.
Eures Ribeiro
O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) estava tentando viabilizar politicamente sua candidatura à prefeitura de Barreiras em 2024, mas, teve grande rejeição no Município. O parlamentar, que é ex-prefeito de outra cidade do oeste baiano – Bom Jesus da Lapa -, admitiu a articulação para a disputa na mesma cidade. “É possível. Eu levo na minha bagagem a experiência como presidente da UPB essa grande instituição, a experiência como prefeito em dois mandatos, em Bom Jesus da Lapa, uma gestão exitosa”, disse.
José de Arimatéia
O bem avaliado, o evangélico da IURD, José de Arimatéia (Republicanos), será candidato pela segunda vez a prefeito de Feira de Santana. O deputado estadual foi bem votado na última eleição, tendo sido um dos responsáveis, depois de anunciar apoio ao prefeito Colbert Martins (MDB), virando a posição adversa do emedebista, tornando-o prefeito eleito.
Leandro de Jesus
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) é pré-candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. “Eu nasci em Salvador, mas tenho raízes em Lauro de Freitas. Apesar de serem cidades-irmãs, a gente sabe que cada uma tem, politicamente, as suas especificidades sobre a questão das políticas públicas (…) Então, de fato, eu defendo que haja sim um projeto para Salvador. Salvador tem que ter um projeto do PL, bem como também Lauro de Freitas precisa sim de um projeto do PL. Lauro de Freitas precisa ser resgatada, precisa ser salva. Então, eu me coloco à disposição para esta missão”, afirmou ele.
Pablo Roberto
O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) confirmou em entrevista à imprensa a sua pré-candidatura, em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. “Nós já fizemos, inclusive, o nosso pré-lançamento, que aconteceu em setembro de 2023. Agora, é um movimento que nós vamos dar continuidade, conversando com os partidos e com as lideranças. A pré-candidatura é real e estamos muito confiantes neste movimento”, disse ele. Pablo já definiu até a pré-candidatura a vice prefeita, a missionária Mary Angela.
Pancadinha
O deputado Fabrício Pancadinha (SD) é um dos nomes cotados para ser pré-candidato em Itabuna. Ele frisou que esse é um pedido de grande parte da população. É pré-candidato e está trabalhando na sua cidade natal desde o ano passado, tentando viabilizar sua candidatura. Está disputando palmo a palmo com o atual prefeito Rodrigo Castro.
Raimundinho da JR
O deputado estadual Raimundinho da JR (PL), que confirmou o nome dele como pré-candidato ao pleito municipal de 2024, em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Eu coloquei meu nome, mais uma vez, como pré-candidato a prefeito de Dias D’Ávila, para mostrar que a cidade tem jeito e não tem dono”.
Ricardo Rodrigues
O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) também está cotado para ser pré-candidato à prefeito de Irecê, cidade há cerca de 480km de distância de Salvador. Ele já foi eleito prefeito de Lapão, outro município baiano.
Robinho
Por fim, o deputado Robinho (União Brasil) está se encaminhando para uma pré-candidatura à prefeito de Mucuri, localizado no sul da Bahia, já que o atual chefe do executivo municipal parece não desejar seguir no comando da cidade. Robinho já foi prefeito em duas oportunidades em Nova Viçosa.
Zó (PC do B)
Nome apresentado pelo PCdoB para disputar a Prefeitura de Juazeiro em 2024, o deputado estadual Zó tem como maior rival a atual prefeita da cidade, Suzana Ramos (PSDB), que tentará a reeleição e é mãe do colega de Assembleia de Zó, o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB). “Mantenho minha candidatura e estou confiante de que posso liderar esse processo. Mas, a gente vai fazer uma rodada de discussões sobre que nome é o mais viável e aglutina mais na cidade. Precisamos estar unificados”, declarou Zó.