Maioria dos coletivos eleitos em 2020 para vereador se desintegrou
Criadas com a promessa de trazer mais representatividade e participação social, a maioria das candidaturas coletivas eleitas em 2020 para vereador, quando tiveram um “boom”, se desintegrou. Dos 25 grupos que conquistaram mandato nas últimas eleições, mapeados pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), 14 não têm mais a mesma formação, três romperam por completo e um renunciou, conforme levantamento feito por Fernanda Alves, do jornal O Globo. Os sete que permanecem unidos pretendem disputar a reeleição neste ano.
Entre os coletivos que se desfizeram, se tornando mandatos individuais, está o “Todas as Vozes”, de Ribeirão Preto (SP), que tinha Ramon Faustino (PSOL) como representante, junto com outros oito integrantes. O rompimento, anunciado em setembro de 2022, teve acusações de “violência política de gênero e raça” contra Faustino em carta divulgada pelo grupo. À época, o vereador afirmou enfrentar um processo de rivalização dos colegas. Ele, que agora exerce o cargo de forma independente, não quis comentar o caso.
Pela regra eleitoral, apenas um integrante pode se inscrever oficialmente como candidato. Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a menção do grupo ou coletivo de apoiadores na composição do nome da candidata ou do candidato. À época, o ministro Edson Fachin destacou que a medida não mudava o caráter individual do registro da candidatura.
Uma emenda chegou a ser incluída na minirreforma eleitoral aprovada na Câmara dos Deputados proibindo o modelo, mas a proposta travou no Senado e não há mais tempo hábil para que ela entre em vigor para as eleições deste ano.
Futuros adversários
Mesmo sem briga, o coletivo “Somos”, de Lins (SP), com integrantes do PSDB, também decidiu não disputar junto a eleição deste ano. O mandato, eleito com cinco componentes, hoje é dividido apenas entre o vereador Ailton Gomes e seu “covereador”, Welder Costa. Para a próxima eleição, porém, o plano é de que os dois se enfrentem nas urnas de forma independente.