A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, representou o ministro da Educação, Camilo Santana, na 3ª Reunião do Pleno Ministerial da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O evento ocorreu na última sexta-feira (2), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Conduzida pelo presidente da Caisan – ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias –, a reunião teve como objetivo apresentar a proposta da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza aos ministérios que compõem a Câmara e que são fundamentais no combate à fome no Brasil. Durante o encontro, foi entregue um documento com estratégias voltadas a programas sociais de combate à fome.
Fernanda Pacobahyba enfatizou a importância de equilibrar os tributos na distribuição de renda nacional e global. Destacou também a necessidade de direcionar os recursos financeiros para fortalecer as capacidades institucionais dos governos e adotar estratégias que tornem as políticas públicas mais duradouras e abrangentes.
Além da presidente do FNDE, participaram do evento o ministro das Relações Exteriores, Mauro Lecker; o embaixador Maurício Lyrio, do G20; a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Luciana Servo; e secretários executivos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.