O cachimbo da paz que foi fumado no final da tarde desta terça-feira (30) entre os governos federal e paulista sobre o projeto de construção do túnel de 860 metros que vai ligar Guarujá a Santos foi aceso num telefonema de Rui Costa para Tarcísio de Freitas. Os dois se acertaram e o túnel será tocado pelas duas partes em conjunto, registra a coluna de Lauro Jardim, do O Globo.
O governador estava irritado (e bota irritado nisso) porque, originalmente, o túnel seria uma parceria entre os governos federal e de São Paulo — ao menos assim, segundo Tarcísio costumava repetir, Rui Costa teria lhe falado. Só que, no meio do caminho, o Palácio do Planalto mudou o roteiro. Lula definiu que a maior obra do PAC, orçada em R$ 5,4 bilhões, será bancada somente pelo seu governo.
Mas como publicou o colunista, Lula recuou. Então, Rui Costa ligou para Tarcísio e lhe disse para ir a Brasília, pois o presidente tinha feito uma reavaliação e que iria tocar o projeto junto com o estado. Tarcísio e Lula se reuniram hoje à tarde e se acertaram.
Agora, a previsão é que a audiência pública do projeto do governo paulista seja aberta em março.