segunda-feira 25 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / FNDE participa de seminário sobre Programa Escola em Tempo Integral
terça-feira 30 de janeiro de 2024 às 06:53h

FNDE participa de seminário sobre Programa Escola em Tempo Integral

NOTÍCIAS


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou do “Seminário Escola em Tempo Integral” promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN). O evento aconteceu, na última quinta-feira (25), no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), em Natal-RN, e teve como foco prestar assistência técnica à gestores e gestoras educacionais sobre a implementação do programa.

Para explicar como funciona a aplicação dos recursos destinados ao fomento de novas vagas em tempo integral, a diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Sylvia Gouveia, realizou uma palestra com cerca de uma hora de duração, onde destacou o passo a passo do programa e tirou dúvidas dos participantes. Outra apresentação de destaque foi da coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, que falou sobre a construção da nova política.

Durante o evento também foram realizados atendimentos institucionais por parte do FNDE aos representantes dos municípios presentes, os assuntos principais abordados foram a repactuação de obras, prestação de contas e o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Programa Escola em Tempo Integral

A política foi instituída pela Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, e visa fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

O Programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral, e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Veja também

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

Bactérias estão por toda parte. Algumas são inofensivas ou úteis, enquanto outras são bastante perigosas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!