quarta-feira 15 de maio de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / JUSTIÇA / Decano da Câmara de Salvador festeja criação da Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa
segunda-feira 29 de janeiro de 2024 às 14:24h

Decano da Câmara de Salvador festeja criação da Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Há exatos cinco anos, o jurista e vereador mais antigo, Edvaldo Brito (PSD), teve uma audiência com o então secretário de Justiça, Maurício Barbosa, formalizando o pedido de criação de uma Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. A necessidade tornou-se urgente após vários ataques a terreiros de Candomblé, sítios sagrados e à Igreja do Bonfim, amplamente noticiados pela mídia. Em seguida, Brito encaminhou a solicitação ao governador, amparando-se na Constituição Federal e na Constituição do Estado da Bahia.

Em março de 2022, o governo inaugurou a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), visando atender o cidadão, com ênfase em pessoas LGBTQIA+, com deficiência e naquelas que sofrem crimes relacionados à raça, religião e etnia. Com registros realizados em qualquer delegacia do estado, a Coercid tem orientado os processos, acolhido as vítimas e acompanhado os casos.

Ontem, o governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se com lideranças de diversas religiões e anunciou a criação da Delegacia Especializada de Combate à Intolerância Religiosa, fortalecendo a Ronda Omnira, já instituída com o mesmo propósito. “Fui convidado para a reunião, mas não pude comparecer por estar viajando. Fico feliz e agradecido ao governador pela instalação da delegacia, colaborando para a igualdade entre todos e a punição dos criminosos. É preciso respeito mútuo para que as religiões possam ser professadas sem medo ou sobressaltos”, comemorou Brito.

Veja também

Pelotão Especial do Exército apreende meia tonelada de drogas na fronteira do Brasil

Tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva apreenderam 544 kg de drogas do tipo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas