Começa nesta segunda-feira (29) a vistoria dos trios elétricos, mini trios, carros de apoio e carros alegóricos que circularão durante o Carnaval 2024, em Salvador. Coordenado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), o serviço será realizado até 9 de fevereiro, no Parque de Exposições.
Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de 10 órgãos técnicos: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Corpo de Bombeiros (CBM), Secretaria Municipal da Saúde / Vigilância Sanitária (SMS/Visa), Secretaria de Ordem Pública (Semop), além das secretarias municipal e estadual da Fazenda.
Garantir a segurança – Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico.
Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Também serão avaliados a documentação do veículo e de condutores, tamanhos e dimensões estruturais e equipamentos obrigatórios. Após a checagem, é emitido o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile.
Em caso de reprovação, o proprietário do veículo terá até o último dia da vistoria para regularizar e reapresentar o veículo para inspeção. A vistoria vale ainda para os trios elétricos que participarão da Melhor Segunda-Feira e do Pipoco, que precisam passar por vistoria completa antes de participar do desfile, nos dias 5 e 6 de fevereiro.