domingo 17 de novembro de 2024
Foto: AP Photo / Ministério da Defesa do Irã / Handout
Home / Mundo / MUNDO / Irã põe em órbita três satélites simultaneamente pela 1ª vez
domingo 28 de janeiro de 2024 às 17:53h

Irã põe em órbita três satélites simultaneamente pela 1ª vez

MUNDO, NOTÍCIAS


Lançamento ocorre após França, Reino Unido e Alemanha criticarem programa espacial de Teerã por usar “tecnologia essencial para o desenvolvimento de sistema de mísseis balísticos de longo alcance”.O Irã lançou neste domingo (28) com “sucesso” três satélites em órbita simultaneamente pela primeira vez em sua história, dois dias depois que vários países europeus criticaram o programa espacial do país por ser possivelmente usado para sistemas de mísseis balísticos.

O lançamento ocorre em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio por causa da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, provocando temores de um conflito regional.

O lançamento dos satélites “Mahda”, de 32 kg, “Keyhan 2”, de 10 kg, e “Hatef 1”, de 10 kg, ocorreu no início da manhã com um foguete portador Simorgh (Phoenix) no Terminal de Lançamento Espacial Imam Ruhollah Khomeini, informou a agência de notícias estatal Irna.

Os três dispositivos alcançaram uma órbita de 450 quilômetros “com sucesso”, de acordo com a mídia persa, que lembrou que esse lançamento ocorre pouco antes do 45º aniversário do triunfo da Revolução Islâmica em 1979, que é comemorado em 11 de fevereiro.

O dispositivo “Mahda” (Tranquilidade da Noite) destina-se a testar as capacidades do foguete Simorgh, enquanto o nanosatélite “Keyhan 2” (Universo) executará funções de posicionamento baseadas no espaço e o “Hatef 1” (Voz Misteriosa) executará funções de comunicação.

Críticas do Ocidente

Os novos lançamentos de satélites ocorrem depois que França, Reino Unido e Alemanha criticaram na sexta-feira o programa espacial do Irã por usar “tecnologia essencial para o desenvolvimento de um sistema de mísseis balísticos de longo alcance”.

Essas críticas foram feitas depois que o Irã lançou seu satélite “Soraya” no sábado passado a uma altitude orbital de 750 quilômetros, a mais alta já alcançada pelo país persa, que até agora lançou satélites a até 500 quilômetros.

O Irã tem um poderoso programa espacial, criticado pelos Estados Unidos e por vários países europeus que afirmam que ele tem objetivos militares e pode usar a tecnologia para desenvolver mísseis balísticos.

Veja também

Movimentos pedem reforma inadiável da ONU e taxação dos super-ricos

Os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada reunidos no G20 Social propõem aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!