Na largada do ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu seu primeiro afilhado político nas eleições municipais de 2024: o empresário Renato Araújo, que vai concorrer à prefeitura de Angra dos Reis (RJ).
No início do mês, Bolsonaro marcou presença no evento de filiação de Araújo ao PL, seu partido, e, no próximo sábado, comparecerá ao lançamento da pré-candidatura do empresário na cidade.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também vai participar da cerimônia. Foi ele segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, quem aproximou o pai de Renato Araújo.
O movimento de Bolsonaro vai contra o atual prefeito da cidade, Fernando Jordão (PL), que era aliado do ex-presidente. Jordão defendeu o nome de seu secretário de governo, Cláudio Ferreti (MDB), para sucedê-lo. A família se colocou contra a escolha.
Um dos motivos foi que Ferreti chegou a ser alvo de um mandado de prisão na Operação Cartas Marcadas, em 2007. Na época, não foi preso porque não foi localizado pela polícia. O secretário também entrou em rota de colisão com Flávio Bolsonaro ao se envolver em questões ligadas ao aeroporto de Angra.