Fruto da fusão entre o PTB e o Patriota, o Partido da Renovação Democrática (PRD) segue ainda sem definir o “lado político” na Bahia. Apesar disso, o anúncio do posicionamento deve ocorrer em breve, com um diálogo intenso passando pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) e pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). Na Bahia, o PRD é presidido Alexandre Marques, vereador licenciado de Lauro de Freitas e atual secretário de Meio Ambiente do município da região metropolitana de Salvador.
Informações reveladas por lideranças políticas envolvidas nas negociações, a Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias, apontam que o próprio prefeito esteve com um dos líderes do PRD no país, incluindo o deputado federal licenciado Fred Costa (MG), do extinto Patriota. O encontro que, a priori, foi divulgado pelo deputado federal Elmar Nascimento, durante o Baile da Santinha, em Salvador, teve um “pós” com Bruno.
O “ajuste” também passou por algumas “garantias” do prefeito para Fred, que apontou o desejo de reforçar o partido na Bahia, passando por Salvador. A fusão do PTB, partido abalado após eleição e, outro pequeno em representação, o Patriota, acabou criando mais um partido gigante em filiados. Com potencial eleitoral, o PRD conseguiu desbancar o PSDB como o terceiro maior partido do país nessa métrica.
Outro atrativo é o número: 25. Tradicional nas urnas, em razão da identificação com o grupo do ex-governador Antônio Carlos Magalhães e o partido Democratas, legenda que realizou uma fusão com o PSL, formando o União Brasil. A “memória afetiva” do número com Salvador também é grande, já que o ex-prefeito ACM Neto (União) foi eleito e reeleito pelo Democratas e o atual prefeito Bruno Reis também teve o seu primeiro mandato confirmado nas urnas, em 2020, com o 25.
Comando disputado
Mesmo com a interlocução passando por Elmar, ele não deve deixar o União Brasil para comandar a legenda. Um aliado do grupo pode assumir o posto para organizar a legenda, em um ano comprometido pelo calendário eleitoral, com disputas municipais. O cenário também é incerto em Salvador, com a possibilidade do atual vereador Isnard Araújo (PL) chegar para a legenda, ocupando também a presidência municipal, porém alguns ajustes estão pendentes para o movimento.
Segundo apurou o #Acesse Política, o comando do estado permanecerá com Alexandre Marques, pois é de confiança, além de amigo há quase duas décadas do presidente nacional da legenda, Ovasco Resende.