O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu, nesta quarta-feira (17/01), com o ministro de Meio Ambiente, Transportes, Energia e Comunicações da Suiça, Albert Rösti, em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial. Silveira apresentou algumas das potencialidades brasileiras para o governo suíço, principalmente nas áreas do mercado de carbono, minerais estratégicos e transição energética, estreitando as relações com o objetivo de construir parcerias e atrair investimentos. O Brasil é o maior parceiro comercial da Suíça na América Latina.
“O Brasil está preparado para exportar sustentabilidade para o mundo. Para isso, precisamos manufaturar as nossas riquezas, como o minério de ferro, por exemplo. Não podemos ser apenas um exportador de commodities. Por isso estamos trabalhando para reindustrializar o país, fazendo com que as fontes energéticas tornem esta industrialização competitiva. E a Suíça pode ser um parceiro ainda mais importante parceiro comercial do Brasil”, afirmou o ministro brasileiro.
Silveira também se reuniu com o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol. O ministro destacou que a liderança do Brasil no G20 será fundamental para promover a colaboração regional não só na América Latina, mas o seu protagonismo na transição energética.
“O Brasil é um exemplo mundial nas políticas de acesso à energia, agora queremos estimular ainda mais a produção de energia limpa e o crescimento industrial verde, focados na redução da emissão de carbono e promovendo uma transição energética justa e inclusiva, que leve desenvolvimento econômico e social para a nossa população”, disse Silveira.