Aproximadamente R$ 270 milhões em obras estão previstos para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada nas localidades de Barra do Jacuípe, Emboacica, Monte Gordo, Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte, localidades do litoral norte baiano cujo crescimento da ocupação imobiliária, impulsionado pelo turismo e pelo aumento de residentes no pós-pandemia, exigiu da Embasa estudos e projetos visando a captação, produção e distribuição de mais água para atender a demanda.
Para aumentar a oferta de água em Barra do Jacuípe, Emboacica, Monte Gordo, Garajuba e Itacimirim, localidades do município de Camaçari, serão perfurados mais três poços e implantada uma adutora de água bruta de 6,6 quilômetros para transportar a água desses poços até uma nova estação de tratamento, que será construída. Também duas novas estações de bombeamento serão montadas e uma adutora 7,7 quilômetros instalada para transportar a água tratada para um novo centro de reservatórios com capacidade total de 10 mil metros cúbicos. Serão instalados ainda reservatórios e rede distribuidora para atender a área rural das localidades de Barra do Jacuípe, Emboacica e Monte Gordo.
O edital de concorrência na modalidade locação de ativos para a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Praia do Forte será publicado no final deste mês e a concorrência, na B3 de São Paulo, deve ocorrer em março. O investimento é da ordem de R$ 130,4 milhões e prevê a instalação de estruturas capazes de captar mais água no Rio Pojuca, a construção de uma nova estação de tratamento de água com estruturas capazes de tratar o lodo residual do processo de tratamento e reciclar a água da lavagem dos filtros, assim como a implantação de linhas distribuidoras de reforço e mais quatro reservatórios que vão se somar aos 12 que já existem no sistema.
“A crescente ocupação imobiliária do litoral norte baiano, nos últimos 10 anos e ainda em andamento, assim como o aumento sazonal de população no verão, tem a devida atenção da Embasa. Já executamos obras visando aumentar a capacidade de produção e de distribuição de água nessa região, a exemplo dos sistemas Machadinho Norte e Machadinho Sul, que aumentaram a oferta para Arembepe, Jauá e localidades rurais do entorno, e linhas de reforço e substituição de equipamentos visando ganho de vazão na distribuição para outras localidades. Atualmente, vamos licitar obras estruturantes para atender a região de Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.