Além da capital fluminense, o governo federal reconheceu o estado de emergência em mais dois municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro: Nova Iguaçu e Belford Roxo. Nessa região, moram, ao menos, 7,48 milhões de pessoas. Os decretos de emergência foram publicados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no Diário Oficial da União.
No último fim de semana, 12 pessoas morreram em decorrência do excesso de chuvas no Grande Rio.
O decreto de estado de emergência é uma etapa burocrática, mas fundamental, para que o município solicite apoio do governo federal na mitigação dos estragos causados pela chuva. As gestões municipais decretam a situação e o governo federal a reconhece. Com ela instalada, é possível enviar recursos para as ações.
Os municípios da Baixada Fluminense foram atingidos por fortes chuvas que começaram no sábado e se intensificaram na madrugada de domingo, especialmente na região Norte da capital. Até o momento, 12 mortes já foram registradas: dois na capital, três em Nova Iguaçu, dois em São João de Meriti, três em Duque de Caxias e uma em Belford Roxo.
Nesta segunda, a capital fluminense recebe a visita do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, que vai coordenar as ações de resposta. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas foram atendidas em todo o estado.