segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Sebastião Moreira/EFE
Home / DESTAQUE / Brasileiro comeu mais carne em 2023, aponta estudo
domingo 14 de janeiro de 2024 às 11:36h

Brasileiro comeu mais carne em 2023, aponta estudo

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Estudo da plataforma Scanntech revelou segundo Bruno Pavan, da revista IstoÉ, um ano de 2023 cheio de mudanças no varejo alimentar. Com a melhoria em indicadores nacionais como a taxa de desemprego, inflação e aumento no rendimento médio, os brasileiros ajustaram seu consumo, reduzindo a compra de itens de mercearia básica, enquanto aumentaram o consumo em produtos perecíveis, como carne bovina, ovos, aves, queijos e frutas, legumes e verduras.

O segmento de bebidas se destacou com um crescimento expressivo de 11,3% no faturamento, liderando os avanços entre os supermercados e atacarejos. Essa tendência foi seguida por aumentos notáveis em outros setores como perfumaria, com 11,2%, produtos de limpeza, com 10,5%, mercearia, com 9,9%, e produtos perecíveis, com 9,2%.

Os preços em diversas categorias sofreram ajustes ao longo do ano. A perfumaria registrou o maior aumento, com 11,2%, enquanto os produtos de limpeza, mercearia, perecíveis e bebidas registraram elevações de +9,7%, +9,4%, +8,2% e +7,9%, respectivamente. Contrariamente, a mercearia básica experimentou uma queda nas vendas de -1,6% e nos preços de -1,3%. O fluxo de consumidores nas lojas físicas superou o ano anterior, especialmente no primeiro semestre, refletindo o fim das restrições da variante Ômicron. Contudo, o desempenho do Carnaval foi prejudicado por chuvas e alta nos preços, resultando numa queda de -11,2% nas vendas.

Bebidas não-alcóolicas, açaí e geladinho se beneficiam do calor

Além disso, as bebidas não-alcoólicas ganharam terreno sobre as alcoólicas, subindo a sua participação de mercado de 44,2% para 45,8%. Sucos, energéticos, isotônicos e água de coco foram os destaques. O sucesso desta categoria está parcialmente ligado à onda de calor que afetou o Brasil em 2023, devido ao fenômeno La Niña impactando diretamente o consumo como os geladinhos que subiu 69,2%, açaí 49,3% e isotônicos 46,2%.

“O ano de 2023 foi marcado por altos e baixos no varejo alimentar brasileiro. Influenciado tanto por fatores climáticos quanto econômicos, o setor se adaptou rapidamente, culminando em um saldo positivo e revelador das tendências de consumo no país”, diz Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.

Veja também

Quase 90% dos apostadores online acumulam dívidas, aponta pesquisa

Com o crescimento das apostas online, conhecidas como “bets” se acendeu um sinal de alerta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!