domingo 24 de novembro de 2024
Heber Santana, Pastor Everaldo, Jerônimo, a primeira-dama Tatiana Velloso e o deputado federal Waldenor Pereira, durante evento evangélico em Vitória da Conquista no mês de novembro - Foto: Reprodução | Instagram de Heber Santana
Home / DESTAQUE / Ex-aliado de Bolsonaro, Pastor Everaldo se reúne com Jerônimo
domingo 14 de janeiro de 2024 às 09:55h

Ex-aliado de Bolsonaro, Pastor Everaldo se reúne com Jerônimo

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O vice-presidente nacional do Podemos, Pastor Everaldo, fez uma visita ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na última quarta-feira, 10, em Salvador. Eles se reuniram no gabinete do petista, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), mas o encontro não foi registrado pela assessoria do governo nem mesmo divulgado pelos presentes nas redes sociais.

Pastor Everaldo chegou ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) acompanhado do deputado federal Bacelar (PV) e do presidente estadual do Podemos, Heber Santana, hoje diretor-superintendente da Defesa Civil do Estado (Sudec).

Questionado por Lula Bonfim, do portal A Tarde qual seria o tema da reunião, Pastor Everaldo desconversou e disse que foi convidado pelo governador para uma conversa amistosa, mas que não havia nenhuma pauta específica.

“Quando o governador chama, a gente simplesmente vem. Não dá para recusar”, respondeu Pastor Everaldo, em tom bem humorado.

Esse não foi o primeiro encontro entre Jerônimo e Pastor Everaldo. Eles estiveram juntos no sudoeste da Bahia, em 9 de novembro de 2023, durante a 17ª Semana da Cultura Evangélica de Vitória da Conquista. Naquela oportunidade, assim como na última quarta, o governador não registrou através de seus canais oficiais que se encontrou com o líder religioso.

O Podemos, na Bahia, integra a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues. Entretanto, durante as eleições de 2022, a legenda esteve do lado contrário, apoiando o então candidato ACM Neto (União Brasil).

Pastor Everaldo também esteve mais próximo do antipetismo em um passado recente, diz a publicação do A Tarde, quando apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O líder religioso, à época no PSC, chegou a dar uma bênção ao aliado nas águas do Rio Jordão, em Israel, o mesmo em que, de acordo com a Bíblia, Jesus teria sido batizado.

O líder religioso chegou a ser preso em agosto de 2020, ao lado de dois de seus filhos, na Operação Tris in Idem, na qual o pastor era acusado de chefiar uma organização criminosa que desviava recursos públicos da Saúde e de estatais do Rio de Janeiro. Ele deixou a cadeia em julho de 2021, mas só foi autorizado a retomar as atividades políticas em julho de 2022.

Com as eleições do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nível nacional e de Jerônimo na Bahia, o Podemos migrou, se aproximando do petismo. A fusão com o PSC, que já integrava a base do governo estadual desde o segundo turno de 2022, facilitou a aproximação.

Hoje no PV, o deputado Bacelar, que já foi o principal manda-chuva do Podemos no estado e esteve com Pastor Everaldo em Salvador, agora volta a exercer influência sobre o partido. Segundo Lula Bonfim, do A Tarde, há a expectativa de que ele retorne à legenda na próxima janela partidária, em fevereiro de 2026.

Veja também

Influência de Elon Musk no governo Trump preocupa Angela Merkel

Bilionário ganhou cargo do republicano após apoio na campanha. Em entrevista à revista “Der Spiegel”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!