O senador Efraim Filho (União Brasil-PB), autor do PL que estende por mais quatro anos a política de desoneração da folha de pagamentos, foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, da Veja, nesta terça-feira (9). Nesta manhã, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com líderes de partidos e parlamentares para discutir a MP da reoneração da folha publicada pelo governo federal. A medida foi muito criticada no Congresso. Efraim Filho participou desse encontro e foi abordado sobre a questão no programa.
O senador afirmou durante a entrevista em vídeo que o ‘encaminhamento dos líderes’ durante a reunião com Pacheco foi para que a MP seja devolvida. Segundo ele, houve o “entendimento de que a Medida Provisória, na verdade, era uma tentativa de fazer uma derrubada da derrubada do veto, o que fere o procedimento legislativo, a institucionalidade do poder” e que, por isso, “foi dado o encaminhamento” da devolução ao presidente Rodrigo Pacheco.
Filho ressaltou, porém, que Pacheco ficou de ter “uma última conversa” com o presidente Lula e com o ministro Fernando Haddad. “Nós esperamos que a decisão dele seja sim pela devolução da medida provisória como encaminhado na reunião de líderes”, afirmou.
“A minha expectativa depois de toda a reunião seria: a devolução da MP por parte do presidente Rodrigo Pacheco e o envio de um projeto de lei por parte do governo para propor alterações e compensações”, completou o parlamentar.