O concurso da Petrobras com 916 vagas para nível técnico foi reaberto na manhã desta segunda-feira (8) após um período de interrupção. Na quarta-feira passada (3), a companhia informou que iria ampliar os locais de prova e, para isso, precisaria realizar uma pausa nas inscrições para atualizar o sistema.
De acordo com a estatal, a mudança veio após demanda dos próprios candidatos. Agora, as provas serão aplicadas em 35 cidades, incluindo capitais de todos os Estados. O município selecionado para realizar a prova não está vinculado ao município da vaga à qual o candidato ou candidata está concorrendo.
Os candidatos que já haviam se cadastrado antes da interrupção poderão alterar o local de prova até o fim do período de inscrições, em 31 de janeiro. A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82.
Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em nota, o objetivo da ampliação dos locais de prova é democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever,.
“Estamos atendendo uma demanda que chegou pelos próprios candidatos, e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil, então nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de norte a sul. Com isso, ampliamos as chances dos brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras.”
Pessoas com deficiência
Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%.
O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo: https://petrobras.com.br/quem-somos/concursos#oportunidades-abertas