A Contemporary Amperex Technology Co. Limited, mais conhecida como CATL, é uma das principais fabricantes de baterias do mundo e acaba de anunciar de acordo com reportagem de Rafael Sommadossi, da revista Quatro Rodas, que pode redefinir o futuro dos carros elétricos. É o CATL Integrated Intelligent Chassis, uma plataforma que torna a bateria, o motor e a transmissão parte do chassi e promete mais de 1000 km com uma única carga.
A CATL está propondo uma mudança ao oferecer uma plataforma completa, semelhante a um skate, na qual os fabricantes podem construir sua própria carroceria, utilizando todos os elementos necessários já integrados.
A plataforma promete 1.000 km de autonomia com um consumo de 10,5 kWh/100 km, números que ultrapassam consideravelmente as marcas atuais da indústria automotiva elétrica.
A plataforma já passou por testes de condições climáticas diversas, incluindo temperaturas extremamente baixas, demonstrando um alcance de 70% mesmo em condições de -7 graus Cº. Além disso, a capacidade de recarregar 300 km de autonomia em apenas 5 minutos, oferecendo uma solução para o problema atual que é alvo de crítica da recarga rápida.
O primeiro veículo a adotar essa plataforma será lançado pela marca Hozon Auto, parte do grupo Neta, um dos clientes mais próximos da CATL. E está previsto para chegar ao mercado chinês no final de 2024. A própria Neta é uma das marcas chinesas que podem estrear no Brasil em 2024.
A Neta será um teste para avaliar o desempenho da nova plataforma. Embora o lançamento inicial ocorra na China, a marca visa alcançar a inovação na concepção de veículos em escala global.
A possibilidade de uma plataforma integrada como a CIIC da CATL poderia mudar as produções dentro do setor automotivo elétrico, permitindo que novos fabricantes e até empresas de tecnologia ingressem no mercado.