Nesta segunda-feira (1º), o Japão foi atingido por uma série de terremotos, sendo o mais forte deles de magnitude 7,6 e, pelo menos uma pessoa faleceu, de acordo com a emissora oficial japonesa NHK. Entre as vítimas, ainda não há registro de brasileiros. O Ministério das Relações exteriores emitiu uma nota, informando quais são os contatos para atendimento consular em Tóquio e em Nagoia.
Leia a nota do governo federal a seguir:
O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.
O Itamaraty, por meio de sua embaixada em Tóquio e de seus consulados-gerais no Japão, está em contato com a comunidade brasileira no país e com autoridades locais.
Os plantões consulares do Consulado-Geral em Nagoia (080-8255-2410) e em Tóquio (090-6949-5328) estão em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.