Antes de decolar para o descanso de fim de ano na base naval da Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, o presidente Lula da Silva (PT) pediu expressamente a alguns ministros que fiquem em Brasília, despachando, até o seu retorno. Mesmo sem se afastar do cargo, já que não viajou para o exterior, Lula pediu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB) segundo Andrea Jubé e Fernando Exman, do jornal Valor, que ficasse em Brasília despachando até o seu retorno.
Nesta terça-feira (26), Alckmin já se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula ainda fez um pedido especial ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para que permaneça em Brasília, a fim de acompanhar de perto as chuvas de fim de ano. Em geral, algumas regiões do país tendem a ser fortemente atingidas pelas chuvas de dezembro e início de janeiro, demandando resposta rápida da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que responde ao ministro.
No Palácio do Planalto, estão despachando os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para acompanhar os últimos trâmites da lei orçamentária de 2024, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta. Eles devem tirar alguns dias de descanso somente após o retorno de Lula. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, viajou para Salvador para ficar com a família porque sua esposa acabou de dar à luz ao seu quinto filho.