sexta-feira 22 de novembro de 2024
Vera Lúcia Santana Araújo — Foto: Acervo pessoal
Home / JUSTIÇA / Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE, e Corte passa a ter 2ª mulher negra
domingo 24 de dezembro de 2023 às 07:23h

Lula nomeia Vera Lúcia como ministra substituta do TSE, e Corte passa a ter 2ª mulher negra

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva indicou Vera Lúcia Araújo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato foi publicado neste último sábado (23) no Diário Oficial da União (DOU).

Vera Lúcia será a segunda mulher negra a integrar a Corte. Em junho, o presidente Lula indicou Edilene Lobo para compor o tribunal.

A nova ministra irá ocupar o lugar da ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que deixa a corte devido ao término do seu mandato

O nome de Vera Lúcia foi escolhido pelo presidente Lula (PT), após o Supremo Tribunal Federal (STF) referendar uma lista tríplice com indicações para o cargo.

Vera Lúcia tem 63 anos e nasceu em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Aos 18 anos, veio para Brasília para estudar. Vera atua como advogada eleitoral e integra a Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e a Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.

Em 2022, ela chegou a disputar uma vaga para compor o TSE.

TSE

O TSE é composto por três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois provenientes da advocacia.

O ministros titulares e substitutos do tribunal eleitoral cumprem um mandato de dois anos na Corte e podem ser reconduzidos para mais um biênio no cargo.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!