sexta-feira 22 de novembro de 2024
Desembarque dos repatriados da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília - Foto: GovBR/FAB
Home / NOTÍCIAS / Avião com 30 repatriados da Faixa de Gaza chega a Brasília
sábado 23 de dezembro de 2023 às 11:51h

Avião com 30 repatriados da Faixa de Gaza chega a Brasília

NOTÍCIAS


Em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz, uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de Brasília neste sábado (23), às 6h53 (de Brasília). O voo trazendo 16 brasileiros e binacionais e 14 familiares palestinos resgatados de Gaza havia decolado às 21h55 (horário local, 16h55 de Brasília) desta sexta (22) do Aeroporto do Cairo, no Egito. Dos 30 repatriados, 14 são crianças, 11 mulheres e cinco homens.

Dois homens que chegaram a cruzar a fronteira na quinta-feira não embarcaram no avião da FAB: um senhor de 73 anos, por razões médicas, e outro que decidiu não viajar.

Ao descer da aeronave em Brasília, Laila Shahin, 50 anos, expressou o alívio dela e dos demais repatriados, destacando o suporte oferecido pela representação brasileira em Ramala. “O Brasil é o país que acompanhou a gente todo tempo tentando proteger, tentando acolher. Deram de tudo que podiam. Graças a Deus. Só podemos agradecer. O escritório de Ramala acompanhou a gente em tudo”, afirmou.

Já Marwan Saud Abu Sada falou sobre o drama vivido pela população em meio à guerra. “A situação é muito difícil. Não há lugar seguro em Gaza. As crianças estão sempre com medo”, afirmou, destacando a gratidão por chegar ao Brasil. “Eu me sinto muito bem no Brasil, agradecido. Todas as pessoas estão nos tratando bem. Muito obrigado ao Brasil e ao presidente Lula.”

A major Christiane Loureiro, médica da FAB, detalhou a importância do acolhimento aos repatriados antes mesmo do embarque. “Nós tivemos a oportunidade de ficar no mesmo hotel dos repatriados e dar esse acolhimento tanto para as crianças quanto para os adultos. Isso foi muito importante porque conseguimos atender algumas demandas psicológicas, algumas demandas de saúde que conseguimos interferir antes do voo. Isso contribuiu para que tivéssemos menos intercorrências durante o trajeto”, disse.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro, este é o 12º voo de repatriação coordenado pelo Governo Federal. Com esses 30, a operação chega a um total de 1.555 pessoas resgatadas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. As escalas trouxeram também 53 animais domésticos.

Alívio

Depois que cruzou a fronteira e fez os trâmites de imigração, o grupo foi recepcionado pela equipe da Embaixada Brasileira no Egito e conduzido até o Cairo, uma viagem de cerca de seis horas. Na capital egípcia, foram hospedados em um hotel e tiveram as primeiras refeições longe da guerra em semanas. As crianças se encantaram com enfeites e decorações natalinas. Nesta sexta, todos foram conduzidos em veículos locados pela embaixada até o aeroporto do Cairo, para o embarque no voo da FAB.

Veja também

Coelba investirá R$ 5,5 bilhões em sistema elétrico da Chapada Diamantina

A Neoenergia Coelba anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões em obras de melhoria e modernização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!