Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército concluíram uma emblemática etapa de suas vidas na carreira militar. A tradicional cerimônia de encerramento do ano letivo, realizada no último sábado (16), marca a conclusão do primeiro ano de formação do futuro oficial de carreira combatente do Exército Brasileiro. Agora, os alunos aprovados da Turma 200 Anos do Marechal Deodoro da Fonseca serão matriculados na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde continuam a formação do Ensino Superior Militar por mais quatro anos.
Durante este ano, 400 alunos enfrentaram os primeiros desafios em busca da estrela de oficial do Exército Brasileiro. O regime de funcionamento do curso na EsPCEx é de internato e a frequência do aluno às atividades escolares é obrigatória. Além de ser considerado apto na esfera da Disciplina Militar, o jovem militar precisar ser aprovado nas disciplinas curriculares de língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, história, física aplicada, química aplicada, cálculo, cibernética, introdução às técnicas militares, técnicas militares I e II e treinamento físico militar.
Ao término do ano letivo, os alunos são classificados conforme o rendimento escolar, fundamentado nas notas finais das disciplinas e no conceito. Essa classificação destaca os melhores resultados na EsPCEx, integrando a classificação geral da AMAN, em que os cadetes concluem o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.
Missão da EsPCEx
A EsPCEx é responsável por selecionar os candidatos e dar início à formação do oficial combatente do Exército Brasileiro, preparando o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras. A fim de proporcionar o desenvolvimento do futuro líder militar, é equipada com laboratórios, auditórios, biblioteca e salas de aula com modernos recursos multimídia. Conta também conta com estande de tiro, sala de musculação e uma extensa área para prática esportiva, além de quatro amplos alojamentos.