domingo 29 de setembro de 2024
Home / EDUCAÇÃO / Superando desafios: ITA forma 115 novos engenheiros
segunda-feira 18 de dezembro de 2023 às 18:27h

Superando desafios: ITA forma 115 novos engenheiros

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


Em uma cerimônia realizada no último sábado (16), em São José dos Campos (SP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou a formatura dos novos 115 engenheiros, marcando o fim de um ciclo repleto de desafios e conquistas excepcionais.

O ITA, conhecido por sua excelência em formação técnica e científica, mantém um dos processos seletivos mais difíceis do país. A concorrência acirrada e o nível elevado das provas de ingresso filtram os candidatos, selecionando os mais aptos e dedicados para compor seus quadros acadêmicos. Os aprovados neste que é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil enfrentam um curso desafiador que demanda não apenas habilidades técnicas, mas também resiliência e comprometimento.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, destacou a dedicação dos graduandos durante sua jornada acadêmica, elencando a turma de 2023 como umas das melhores que já passou pelo Instituto. “O ITA não é apenas uma instituição de ensino; é um ambiente que desafia constantemente seus alunos a superarem seus limites e a contribuírem para o avanço científico e tecnológico. Estes novos engenheiros não apenas passaram por esse desafio, mas prosperaram, demonstrando excelência em suas respectivas áreas de estudo. Por isso, uma turma cheia de grandes jovens talentos”, ressaltou o diretor.

Um aspecto peculiar do ITA é a presença tanto de alunos civis quanto militares.  Enquanto alguns optam por seguir carreiras nas Forças Armadas, outros escolhem ingressar como civis. Essa dualidade reflete a missão ampla da instituição, que tem como objetivo formar não apenas engenheiros de alta competência técnica, mas também líderes preparados para atuar em diversas esferas da sociedade.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Neste ano, 39 alunos escolheram seguir a carreira militar e 76 preferiram o meio civil. O primeiro lugar da turma, Tenente Thiago Lopes de Araújo, optou pelas fileiras militares – formando-se em Engenharia da Computação e alcançou a média máxima de 9.6 pontos, sendo destaque da turma não apenas pelos esforços e empenhos acadêmicos, mas por nunca ter desistido do sonho de ser engenheiro formado pelo ITA, uma vez que conseguiu aprovação em diversas outras instituições de ensino.

“Eu sempre tive o sonho de ser engenheiro. Abdiquei de muitas coisas típicas da minha idade para viver esse sonho.  Foram dias e noites de estudos e até de incertezas, mas deu certo e, hoje, meu sonho se torna realidade”, relata emocionado o jovem engenheiro.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Durante a formatura, surgiram discussões sobre as perspectivas de trabalho para esses engenheiros altamente qualificados. Com uma demanda crescente por profissionais de ponta nas áreas aeroespacial, mecânica, eletrônica e computação, os recém-formados do ITA são cobiçados pelo mercado de trabalho nacional e internacional. Muitos já têm propostas de emprego antes mesmo de concluírem seus cursos.

É o caso de Bernardo Dias, que ingressou na instituição com apenas 15 anos e, hoje, forma-se como o mais jovem engenheiro da história do ITA, saindo da sala de aula com um contrato de trabalho com a EMBRAER, empresa brasileira fabricante de aviões militares, comerciais, agrícolas e executivos.

“Estou muito feliz com o meu progresso até aqui. Não foram anos fáceis, mas no final deu tudo certo. Para o futuro? Quero continuar estudando, me aperfeiçoando e aprendendo cada vez mais. Acho que assim vou contribuir para o futuro da tecnologia brasileira”, relata.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Devido a seus altos padrões de excelência, na solenidade, o ITA concedeu três tipos de honraria: Láurea Cum Laude, Láurea Magna Cum Laude, Láurea Summa Cum Laude .  Na ocasião e pela primeira vez também na história, uma mulher recebeu a Láurea Magna Cum Laude, a maior honraria concedida pelo ITA aos alunos que obtiveram média geral mínima de 9 e nenhuma nota inferior a 8,5: a engenheira eletrônica com formação complementar em engenharia física, Rina Chen Carvalho.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade e externou sua satisfação, orgulho e admiração a todos os formandos. “Esta bela cerimônia não apenas traduz a conclusão de uma etapa acadêmica, como ratifica o início de uma promissora trajetória para os mais novos e melhores engenheiros do Brasil. Parabéns, formandos!”, finalizou o Comandante.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Os engenheiros expressaram a gratidão pelas oportunidades e desafios oferecidos pelo ITA. Agora, munidos de conhecimento técnico e experiências enriquecedoras estão prontos para deixar sua marca no mundo, seja no setor privado, acadêmico ou nas Forças Armadas, evidenciando que o ITA continua a ser um catalisador de excelência e inovação no Brasil.

Sobre o ITA

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER e Tenente Daniela Camargos/ DCTA

Fundado em 1950, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior que se destaca como uma das principais referências em engenharia e tecnologia no Brasil. Localizado em São José dos Campos (SP), o ITA foi concebido como parte do esforço do governo brasileiro para impulsionar o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial, sendo assim, está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao longo dos anos, o Instituto consolidou sua reputação pela excelência acadêmica, contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico do país.

Atualmente, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica realizam estudos para a criação de uma unidade do ITA em Fortaleza, com uma área nova de ensino, que é a bioengenharia. Isso evidencia, sobremaneira, que o Instituto é reconhecido não apenas por sua formação técnica de alta qualidade, mas também por sua influência na pesquisa, inovação e na formação de profissionais altamente qualificados que desempenham papéis-chave em diversas áreas do setor aeroespacial e tecnológico.

Veja também

Exército testa viaturas e batiza míssil em homenagem ao militar brasileiro ‘Max Wolf’

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), realizou uma série …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!