domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Governo corre contra o tempo para aprovar Orçamento de 2024 antes do recesso parlamentar
segunda-feira 18 de dezembro de 2023 às 09:38h

Governo corre contra o tempo para aprovar Orçamento de 2024 antes do recesso parlamentar

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governo do presidente Lula da Silva (PT) entra na última semana de trabalho antes do recesso do Congresso Nacional correndo contra o tempo para aprovar o Orçamento de 2024. De acordo com o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), o Legislativo deve votar nesta semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em seguida, a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ainda segundo o petista, na terça-feira (19) os deputados devem analisar o PL das apostas esportivas, outro item da pauta arrecadatória do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Líderes devem se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira, 21, para “um bom happy hour“. Ainda no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou na quinta-feira, 14, que o objetivo é “esgotar a pauta” antes do recesso parlamentar. Em razão disso, há a expectativa de a medida provisória (MP) da subvenção do ICMS, a principal proposta arrecadatória de Haddad seja votada entre a quarta-feira (20) e a quinta-feira (21).

Na Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Gustavo Gonet Branco tomará posse do cargo máximo do órgão nesta segunda-feira (18), às 10h. A solenidade será transmitida ao vivo, diretamente de Brasília. Gonet foi indicado pelo presidente Lula para suceder Augusto Aras na chefia do Ministério Público Federal (MPF). Ele foi aprovado na última quarta-feira (13) com 65 votos favoráveis, após mais de 10 horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

No Executivo, o presidente Lula deve se reunir com militares de alta patente em uma confraternização em Brasília nesta segunda-feira (18) no Clube da Aeronáutica. O encontro marca o segundo gesto do chefe do Executivo aos militares, com a intenção de manter uma relação pacificada. É esperado, também, que nesta semana Lula viaje a São Paulo para participar de um evento com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Ele deve viajar, ainda, a Vitória (ES), para inaugurar uma obra com o pré-candidato à prefeitura da cidade, o deputado estadual João Coser, do PT.

Veja também

Lula veta condenados por abuso de autoridade de indulto natalino

O presidente Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para condenados por abuso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!