O ano de 2023 tem sido marcado pelo crescimento do uso de recursos de inteligência artificial (IA). Indo desde a análise de dados e de ferramentas de machine learning, até a inovadora IA generativa, essa tecnologia tem o potencial de impactar as decisões em todos os níveis de uma organização.
A pesquisa “FutureScape 2024”, da IDC, indica que os gastos em IA generativa deverão superar os US$ 500 bilhões em 2027 globalmente. Já o levantamento “The State of AI in 2023”, da McKinsey & Company, estima que 40% das organizações aumentarão os investimentos em IA.
Na gestão de frotas, essas ferramentas têm sido usadas como fonte de insights para acompanhar e parametrizar os esforços das empresas em direção a operações mais inteligentes, eficientes, seguras e sustentáveis.
A Geotab, líder em soluções de transporte conectado, ajuda os gestores nesta missão com a coleta e interpretação de dados por meio de algoritmos avançados. Seja monitorando o desempenho dos veículos, analisando padrões de condução, controlando as emissões de CO2 ou otimizando o uso de combustível, a plataforma da Geotab é capaz de transformar dados brutos em informações ricas, que impactam na eficiência das operações.
“É por meio de plataformas como as da Geotab que os gestores têm acesso aos dados precisos dos veículos e das operações, podendo usá-los de maneira que acharem mais adequada para a funcionalidade dos negócios. Com a constante evolução da tecnologia, softwares de plataforma aberta são a solução para aqueles que buscam adaptar o monitoramento para acompanhar o crescimento e a complexidade da sua operação”, comenta Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil.
Tecnologia em prol da sustentabilidade
A adoção de medidas mais sustentáveis também exige das empresas uma mensuração do impacto de seus esforços. Por meio da telemática, é possível obter relatórios de gerenciamento de combustível, monitorar manutenções, hábitos de direção, emissões de CO2, entre outras variáveis, que ajudam na elaboração de estratégias para minimizar a emissão de gases na atmosfera. A ferramenta Painel de Frota Ecológica é uma aliada para essa otimização.
E, para companhias que buscam migrar suas frotas para veículos elétricos (VEs), a Geotab oferece soluções específicas, com análise de benchmark, que auxiliam os gestores em sua jornada de descarbonização. Com métricas baseadas em dados, eles podem comprovar os efeitos de suas ações e assumir responsabilidades.
Iniciativas de segurança e prevenção de acidentes
A segurança é outro fator fundamental na gestão de frotas. Com o uso de dados, é possível monitorar comportamentos de risco, como fadiga, desatenção ao volante, uso de celular, aceleração ou condução agressiva e falta do cinto de segurança, e fornecer respostas rápidas aos condutores a fim de evitar incidentes.
Também é possível introduzir um sistema de reconhecimento e recompensas para os motoristas que apresentam bom desempenho em relação às práticas seguras de condução.
Moldando o futuro do transporte de cargas
Os avanços em tecnologia e software são a chave para simplificar e dinamizar o gerenciamento de frota, e os recursos economizados podem ser direcionados para projetos prioritários.
A Geotab destaca-se no mercado não apenas pela tecnologia de ponta, mas também pela experiência acumulada ao longo dos 23 anos de operação global, em mais de 160 países. Sua plataforma aberta com mais de 4 milhões de veículos conectados em todo o mundo, processa diariamente mais de 75 bilhões de pontos de dados. A abordagem centrada no cliente, aliada à constante evolução tecnológica, solidifica a Geotab como uma referência na gestão inteligente de frotas.