A Prefeitura de Vitória da Conquista aderiu nesta semana ao Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (CISVITA). A aprovação ocorreu na segunda assembleia extraordinária do consórcio, realizada durante esta manhã no auditório do Cemae.
A Prefeitura vai entrar com 30% de participação na Policlínica Regional de Saúde, o que representa uma população de 101 mil habitantes e repasse na ordem de 1,2 milhão ao ano. “Estamos assumindo mais do que havíamos prometido. Torço e peço a Deus para que dê certo, mas para isso é necessário não utilizá-la como moeda de troca e nem partidarizar. Estaremos vigilantes para que nossos recursos sejam corretamente aplicados e entendo que poderemos ter essa Policlínica como exemplo para a Bahia e para o Brasil”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão (MDB).
Ainda em sua fala, Herzem lembrou que o espaço que abrigou a reunião é uma policlínica municipal. O Cemae atende 700 pessoas diariamente em mais de 400 procedimentos. Para o presidente do consórcio, José Henrique Tigre, popularmente conhecido por Quinho, a chegada de Vitória da Conquista é bem-vinda: “Gostaria de dar as boas-vindas ao prefeito Herzem Gusmão que sabidamente e sabiamente fez a adesão ao consorcio de saúde, aja vista que Vitória da Conquista é um polo em saúde, a terceira maior da Bahia e a capital do Sudoeste. Estamos dialogando e viabilizando da melhor forma possível as informações para que vocês possam atender aos seus munícipes”, comentou o prefeito de Belo Campo.
O coordenador Estadual das Policlínicas de Saúde, Nelson Portela, também congratulou a decisão do Governo Municipal: “Quero dar os parabéns por Vitória da Conquista está inserido no consórcio de saúde. E é de grande satisfação a gente está vendo o sonho da policlínica se tornar realidade. A previsão é que ainda em junho a Policlínica estará inaugurada para que possamos atender a população”.
Na oportunidade, os prefeitos e secretários de Saúde consorciados assinaram o termo aditivo ao protocolo de intenções, do Estatuto e dos contratos de rateio e programa do consórcio, referente à Policlínica Regional de Saúde. Além de Vitória da Conquista, outros 27 municípios fazem parte do Cisvita. Na Policlínica serão atendidos 617 mil habitantes dessas cidades.
Ainda durante a reunião, o superintendente do Banco do Brasil, Eduardo Camargo Húg, falou da disponibilidade da instituição em fazer parcerias com os municípios ali presentes.