Foi realizado na terça-feira (12) no auditório do Campus do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Xerém (Duque de Caxias – RJ), evento para o setor da indústria de alimentos e bebidas, com a participação de empresários e agentes de governo. O “Dia da Indústria”, faz parte da programação do aniversário de 50 anos do Inmetro, evento que marcou o lançamento de um projeto-piloto: a Plataforma Metrologia para a Indústria, que oferece serviços metrológicos para atender as demandas do setor de alimentos e bebidas. Na ocasião também foi lançado pelo Laboratório de Inovação do Inmetro, o primeiro edital do Instituto com aplicação de linguagem simples, direito visual e design editorial.
“Eventos como esse são importantes para desmistificar aquele conceito de órgão regulamentador e fiscalizador, e estar cada vez mais próximo do setor produtivo, o nosso cliente maior, e todos os segmentos da indústria. A ideia é facilitar o ambiente de negócios”, comentou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Por meio da plataforma, as micros, pequenas e médias indústrias distantes dos grandes centros tecnológicos poderão adquirir os serviços metrológicos de qualquer lugar.
“Obrigado o Inmetro, Anvisa e Mapa por participar e topar o desafio de estar juntos nesse projeto. Os serviços metrológicos são a base da indústria brasileira. A gente reforça nosso compromisso para que a indústria seja mais forte e competitiva”, comentou Gustavo Dellagiustina, especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai, representando o diretor geral, Gustavo Leal.
A plataforma vai ajudar micros, pequenas e médias indústrias distantes dos grandes centros tecnológicos a aumentar o nível de qualidade e competitividade de produtos e serviços.
“A plataforma está dentro das esferas da segurança alimentar: da disponibilidade, da segurança e da qualidade dos alimentos. Toda essa cadeia precisa ser avaliada, da produção à industrialização, garantia que esteja nos padrões mínimos”, comentou Danilo Melo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Compuseram a mesa a Laila Nunes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que abordou sobre as diferentes competências e expertises de cada órgão regulamentador, e da chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação, Andrea Melo, que abordou sobre o reconhecimento de competência dos laboratórios e organismos.
Após uma pausa para o almoço, a parte da tarde foi dedicada a visita a laboratórios e uma discussão entre os presentes e o setor produtivo, sobre as contribuições de cada um para o tema.
Edital e Inovação – O primeiro edital do Laboratório de Inovação do Inmetro com aplicação de linguagem simples, direito visual e design editorial também foi lançado nesta terça-feira (12). A versão simplificada do documento “Chamada pública de empresas para fazer parte do Ecossistema de Inovação do Inmetro” pretende atrair mais empresas de base tecnológica para se instalarem no campus de laboratórios de Xerém, em Duque de Caxias, e desenvolverem projetos de pesquisa em parceria com a área de Metrologia Científica.