No dia 7 de dezembro, o Instituto Militar de Engenharia (IME) realizou a cerimônia de entrega de espadas aos novos oficiais do Quadro de Engenheiros Militares. Após 5 anos de preparação intensa, esses profissionais estão prontos para atuar nos mais diversos campos da Engenharia, em prol da sociedade e do Exército Brasileiro.
O IME é responsável pela pesquisa e ensino superior de Engenharia do Exército. O Instituto ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis e coopera para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.
Além de desenvolverem os conhecimentos técnicos e teóricos nas diversas áreas da Engenharia, os alunos militares realizam diversos treinamentos operacionais ao longo da formação. No primeiro ano, eles participam de acampamentos militares com instruções de tiro com o fuzil 7,62 mm, primeiros socorros e transporte de feridos, orientação e progressão noturna, abrigos improvisados e marchas. A experiência no terreno desenvolve atributos da área afetiva, como espírito de corpo, coragem, rusticidade, persistência e autoconfiança.
Ao longo de todo curso, os futuros engenheiros se dedicam ao treinamento físico militar e ao desenvolvimento dos valores e atitudes particulares do Exército. Também são parte da formação a História Militar, a organização e emprego da Força Terrestre, o Direito e a Administração.
O Instituto qualifica militares e civis como engenheiros das áreas de Cartografia, Computação, Comunicações, Elétrica, Fortificação e Construção, Eletrônica, Mecânica, Materiais e Química.
A Turma “Benjamin Constant” é composta por 117 integrantes, sendo 67 Oficiais da Ativa e 28 Oficiais da Reserva, do Curso de Formação e Graduação, 16 do Curso de Formação e 6 do Curso de Graduação, oriundos dos mais diversos estados de nosso país.
O nome da turma é uma homenagem ao Tenente-Coronel Benjamin Constant, que, além de Engenheiro Militar e Professor da icônica “Escola Militar da Praia Vermelha”, foi o primeiro Ministro da Guerra no início da República.
A Entrega de Espada encerra os mais nobres e elevados princípios institucionais, tendo a Espada como símbolo da honra, da autoridade e do valor militar dos Oficiais do Exército Brasileiro.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença do Antigo Comandante do Exército, General de Exército Veterano Júlio César de Arruda, do Governador do Estado de São Paulo Tarcíso Gomes de Freitas, de integrantes do Alto Comando do Exército de hoje e sempre e outras autoridades civis e militares.