O Google divulgou nesta segunda-feira (11) quais os assuntos que mais foram buscados em seu site em 2023. De política, entre os assuntos que mais despertaram interesse estão a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o nome do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, preso após os atos de vandalismo de 8 de janeiro, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que durante o ano se destacou ao acompanhar o marido, Lula, em agendas oficiais e que se mostrou politicamente atuante junto ao Governo Federal, também aparece entre os dez termos mais buscados, em quaro lugar. Ela é seguida por dois assuntos que foram discutidos no país durante o ano, a Reforma Tributária, que vem sendo debatida no Congresso, e Intervenção federal, medida que foi adotada no Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro.
O nome do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) foi o sétimo termo mais buscado. Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a perda de mandato de Dallagnol . A decisão foi baseada na Lei da Ficha Limpa, que determina que são inelegíveis por oito anos os magistrados e membros do Ministério Público que “tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar”.
Outro político que esteve envolvido em polêmicas neste ano e que apareceu entre os termos mais buscados foi o senador Marcos do Val (Podemos). Ele, que no começo do ano afirmou ter participado de uma conspiração golpista que envolveria o ex-deputado Daniel Silveira e consistiria em tentar gravar de maneira escondida o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para induzi-lo a falar algo que pudesse gerar alguma nulidade no processo eleitoral de 2022, também foi alvo de uma operação da Polícia Federal no segundo semestre do ano.