Em uma iniciativa voltada para o bem-estar dos trabalhadores informais, o vereador Randerson Leal (PDT) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 297/2023. O objetivo é garantir alimentação adequada aos vendedores ambulantes cadastrados para o Carnaval de Salvador em 2024.
O vereador lembra que tem um histórico pessoal ligado ao trabalho informal, sendo esse o principal sustento de sua família no início de sua trajetória profissional. Por isso, Randerson destaca a urgência da medida e ressalta que, ao atuar como ambulante, muitas famílias encontram na atividade sua única fonte de renda na cidade.
Para o vereador, o Carnaval de Salvador não é apenas um espetáculo cultural grandioso, mas também uma expressiva fonte de recursos financeiros: “É imprescindível reconhecer e apoiar adequadamente os trabalhadores ambulantes cuja contribuição direta é essencial para o sucesso deste evento.
“Em 2023, segundo informações divulgadas na mídia, a Prefeitura de Salvador arrecadou mais de R$30 milhões de reais apenas com cotas de patrocínio para o Carnaval. O anúncio recente de que a Ambev será a patrocinadora oficial do Carnaval de 2024 reforça a magnitude econômica do evento”, diz Randerson Leal.
Segundo o projeto de indicação, a proposta solicita ao prefeito garantir alimentação completa, incluindo café da manhã, lanche, almoço e jantar, para os vendedores ambulantes devidamente cadastrados para o Carnaval de Salvador de 2024.
Responsabilidade social
O projeto de indicação destaca, ainda, a relevância dos vendedores ambulantes para a concretização do Carnaval e sublinha que muitos deles são provenientes de camadas sociais desfavorecidas, lutando para sobreviver e sem condições de arcar com suas despesas alimentares durante os dias festivos.
“Esta proposta não apenas busca proporcionar uma condição mais digna aos trabalhadores ambulantes, mas também reconhece a sua importância na construção da identidade única do Carnaval de Salvador. A festa é um momento de celebração, mas também de responsabilidade social. Garantir a alimentação adequada aos trabalhadores ambulantes é um passo importante para construirmos uma festa mais justa e inclusiva”, destaca Randerson Leal.