O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desembarcará em Brasília na segunda-feira (11) para se unir ao relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na missão de desatar nós e tentar viabilizar um acordo entre Câmara e Senado para aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC) ainda na próxima semana.
Segundo Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto, do jornal Valor, Lira e Ribeiro devem receber líderes partidários na residência oficial da presidência da Câmara na noite de segunda-feira para uma conversa sobre a reforma. O objetivo é tirar dúvidas, ouvir sugestões e tentar construir um ambiente favorável para a aprovação do texto ainda na semana que vem.
Aliados de Lira, que está em viagem internacional e retorna ao país na segunda, relatam que o presidente da Câmara sinalizou que não abre mão de entregar a aprovação e garantir a promulgação do projeto ainda neste ano.
Além das conversas com lideranças, Ribeiro se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para garantir que o parecer construído também contemple as demandas dos senadores. O relator também estará em conversa permanente com integrantes da equipe econômica.
Não bastassem as negociações finais sobre a reforma, Lira entrará em campo para tentar destravar as articulações pela aprovação da medida provisória (MP) que trata da subvenção a investimentos. Interlocutores do parlamentar do PP dizem que ele pretende realizar uma “super semana”, com a votação de um pacote de medidas consideradas relevantes para o governo.
Líderes de partidos da base aliada avaliam que, apesar do calendário apertado e de ainda haver muita resistência em relação ao texto, é possível aprovar a MP na próxima semana. Tudo depende de o relator Luiz Fernando Faria (PSD-MG) entregar um parecer que seja acordado com deputados e senadores.