O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) celebrou a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município, que garante a presença de catadores de materiais recicláveis e cordeiros no Conselho Municipal do Carnaval. “Essa iniciativa visa dar voz a segmentos historicamente invisibilizados pelo preconceito e ausência de políticas públicas, permitindo que participem ativamente do planejamento e gestão das festividades carnavalescas”, disse Augusto.
A emenda, proposta por Vasconcelos e acatada pelo plenário da Câmara na tarde desta última quarta-feira (6), acrescenta representantes das associações de cordeiros e de catadores no Artigo 261 da Lei Orgânica do Município de Salvador. Para o autor da proposta, esse movimento busca cumprir a determinação de uma gestão democrática do Carnaval, garantindo a representatividade de todos os envolvidos nos processos administrativos e financeiros das festas populares.
Augusto Vasconcelos argumentou que os catadores desempenham um papel essencial durante o Carnaval, recolhendo toneladas de resíduos recicláveis, contribuindo para a limpeza das ruas e promovendo a sustentabilidade ambiental. Destacando, inclusive, que muitos dependem desse trabalho como fonte de renda.
Por outro lado, os cordeiros já estiveram na Ouvidoria da Câmara em audiência pública reclamando da baixa remuneração e da falta de condições de trabalho. Vasconcelos enfatiza a importância de reconhecer o árduo trabalho desses profissionais, proporcionando-lhes representação no Conselho do Carnaval. A medida será promulgada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa para fazer parte da Lei Orgânica do Município.