quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Brasil assina declarações para certificação e comércio de hidrogênio
terça-feira 5 de dezembro de 2023 às 19:58h

Brasil assina declarações para certificação e comércio de hidrogênio

NOTÍCIAS


Com objetivo de promover o potencial do Brasil no desenvolvimento do setor de hidrogênio de baixo carbono, o Ministério de Minas e Energia (MME) assinou duas declarações, nesta terça-feira (5), durante a Mesa Redonda em Alto Nível de Hidrogênio, com presença de diversos ministros, na COP 28, em Dubai.

Uma das declarações propõe o reconhecimento mútuo de sistemas de certificação de hidrogênio dos diversos países, o que fortalece o marco legal do hidrogênio (Projeto de Lei Substitutivo 2.308/2023) apoiado pelo Ministério de Minas e Energia e aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 28 de novembro.

A segunda declaração assinada tem como objetivo propor ações públicas e privadas para desenvolvimento do comércio internacional de hidrogênio. O Brasil já é membro do Fórum Internacional sobre Comércio de Hidrogênio.

“O MME participou da elaboração e endossou as declarações, que estão em linha as ações prioritárias do Programa Nacional do Hidrogênio, explicou o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Representando o ministro Alexandre Silveira, Thiago Barral destacou que o Brasil está entre os países mais competitivos do mundo no custo de produção de hidrogênio de baixa emissão de carbono. “Temos potencial para produzir 5% de toda a demanda mundial de hidrogênio de baixo carbono na próxima década”, ressaltou Barral.

As declarações assinadas hoje se somam a outros importantes anúncios de parcerias envolvendo o MME relacionadas ao tema do hidrogênio. Nesta COP 28, o MME participou de acordo com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Banco Mundial, do lançamento de editais com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o BNDES; e do acordo com o governo do Reino Unido para o Hub hidrogênio.

De acordo com o ministro, o Brasil tem buscado, por meio da cooperação internacional, garantir a inserção competitiva na produção e uso do hidrogênio e nas cadeias industriais e tecnológicas associadas.

“Nesse contexto, o Brasil endossa as declarações e iniciativas apresentadas aqui hoje. Em especial, a Declaração de Intenções para o Reconhecimento Mútuo de Sistemas de Certificação para o Hidrogênio e seus Derivados é encorajadora, no momento em que elaboramos nosso marco legal da certificação de hidrogênio”, finalizou Silveira.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!