domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Sgt Moisés / Ministério da Defesa
Home / Mundo / MUNDO / Brasil organiza Assembleia da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz
terça-feira 5 de dezembro de 2023 às 14:43h

Brasil organiza Assembleia da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz

MUNDO, NOTÍCIAS


O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil organizou a XV Assembleia Anual da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz. A Assembleia reuniu cerca de 70 autoridades militares, policiais e civis, representando instituições de diversos países, incluindo associados plenos, observadores e convidados, além de autoridades brasileiras, palestrantes e painelistas.

O Brasil, que ocupou a presidência pro tempore da Associação no ano de 2023, realizou o evento no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica, entre 27 de novembro a 1º de dezembro.

Foto: Sgt Moisés / Ministério da Defesa

O papel de mulheres na paz e segurança internacionais foi o tema central da Assembleia, alinhado aos objetivos do Conselho de Segurança das Nações Unidas previstos para 2023. O painel “Mulheres nas operações de paz: oportunidades e desafios” foi mediado pela Coordenadora da Rede Brasileira sobre Operações de Paz, Doutora Eduarda Hamann, e contou com a apresentação de militares, policiais e civis que atuaram em missões sob a égide da ONU.

A Major do Exército Gabriela Bernardes, que regressou recentemente da missão política especial da ONU no Sudão (UNITAMS), colaborou com as discussões para alcançar a excelência no desdobramento de pessoal em missões de paz. Ela compartilhou sua experiência na preparação para a missão, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, e as lições aprendidas no seu retorno.

Foto: Sgt Moisés / Ministério da Defesa

A Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ) foi fundada em 2007, por sete países, dentre os quais o Brasil. Hoje a Associação conta com 12 membros plenos, além de 14 membros observadores e cinco convidados. A Associação tem os objetivos de padronizar e aperfeiçoar as capacitações de militares, policiais e civis para operações de paz, conduzidas pelos centros de treinamento da América Latina, além de fomentar a integração entre as instituições associadas.

Ao longo do ano, sob a presidência brasileira, os associados plenos da ALCOPAZ integraram esforços para criar o Curso Regional de Gestão Ambiental em Operações de Paz. O curso foi desenvolvido para a modalidade de ensino a distância e, em sua primeira edição, capacitou 19 alunos de diferentes países da América Latina.

No encerramento da Assembleia, o Brasil passou a presidência pro tempore da ALCOPAZ ao Chile.

Veja também

Interpol prende 58 pessoas em operação mundial contra fugitivos

Uma operação da INTERPOL, direcionada aos fugitivos mais perigosos da América Latina, Caribe e Europa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!