A Yadea, famosa na eletromobilidade, anunciou sua mais nova motocicleta elétrica Kemper, que chega repleta de tecnologias. A empresa também anunciou que reúne esforços na bateria de sódio.
A nova moto elétrica da linha 2024 de motocicletas e scooters da Yadea recebe o nome de Kemper. A montadora também anunciou um desenvolvimento tecnológico de bateria de sódio, com foco em se tornar a solução para a nova mobilidade elétrica em um futuro próximo.
A moto elétrica apresenta uma experiência de carregamento única com sua tecnologia de carregamento rápido. Equipado com bateria de fosfato de ferro/lítio 320V 20Ah, pode ser carregado tão rapidamente quanto abastecer com gasolina.
Aproveitando o carregamento rápido por corrente contínua dos carros, a Yadea Kemper pode alcançar 80% da capacidade da bateria em apenas 10 minutos. A marca, que também investe em bateria de sódio, anuncia alguns números de desempenho, com destaque para a velocidade máxima de 160 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Por trás desses ótimos números da moto elétrica está um potente motor de usina de 40 kW e, acima de tudo, o controlador de tecnologia IGBT com até 98% de eficiência. Liberando sua potência elétrica, a moto elétrica oferece um alto desempenho, superando algumas motocicletas movidas a combustível de 800 cm³. A marca, que foca no desenvolvimento de uma bateria de sódio, ainda afirmou que seu modelo ganha destaque por sua estabilidade e manuseio seguro.
Assista:
A moto elétrica Kemper conta com sistema duplo ABS+TCS da Bosch, que garante um controle preciso. As pinças Brembo proporcionam uma frenagem avançada. Além disso, conta com suspensão KYB, entregando estabilidade e boa capacidade de absorção. Essa combinação gera mais confiança ao condutor.
Moto elétrica Kemper está recheada de tecnologias de última geração
Ao contrário das motocicletas convencionais a combustível, a Kemper apresenta assistência inteligente através do Yadea Smart Assistant, que funciona com o aplicativo Yadea. Funcionalidades como controle com desbloqueio rápido, GPS, controle de segurança e medidas antirroubo, monitoramento da bateria, painel TFT de 7 polegadas com informações em tempo real sobre o status do veículo, controlador, pressão e temperatura dos pneus e diagnóstico da moto.
Além disso, inclui uma câmera de alta definição 1.080P, com estabilizador de imagem, garantindo gravações suaves mesmo em estradas acidentadas, e que registra a pilotagem e salva cópias de segurança. Em caso de acidente, a cópia é salva automaticamente, com imagens de vídeo antes e depois do impacto.
O modelo e a notícia do desenvolvimento da bateria de sódio foram apresentados durante o EICMA 2023. A empresa também apresentou alguns novos designs para o KEENESS e uma coleção de veículos elétricos leves. A empresa se dedica ao avanço da tecnologia verde e ao progresso na indústria. Com foco no desenvolvimento de produtos de qualidade, promove transportes e estilo de vida ecológicos para um futuro melhor.
BYD também está focando na bateria de sódio
Após a divulgação de estudos e vários projetos para escalar esse tipo de célula, a BYD dá um passo essencial ao assinar um contrato de 10 bilhões de yuans (US$ 1,4 bilhão) para a construção de uma nova fábrica de baterias em Xuzhou, China. A capacidade de produção anual de 30 GWh a tornará a maior fábrica de bateria de sódio do mundo.
Segundo dados da mídia, o contrato foi fechado entre a Findreams Battery, subsidiária da BYD para baterias, e a montadora chinesa Huaihai Group, que fabrica triciclos elétricos. Foi anunciado que Xuzhou se tornará um centro de produção de baterias para micro veículos e scooters, levando em conta que esse tipo de bateria se encaixa bem na micromobilidade.