domingo 22 de dezembro de 2024
CCOMSEx
Home / NOTÍCIAS / Exército brasileiro investe em inteligência artificial
segunda-feira 4 de dezembro de 2023 às 06:53h

Exército brasileiro investe em inteligência artificial

NOTÍCIAS


Entre os mais de 500 sargentos que se formaram neste último sábado (2), na Escola de Sargentos das Armas, um deles chamava atenção: Max, a Inteligência Artificial do Exército. O nome do assistente virtual é uma homenagem ao Sargento Max Wolff Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira. O chatbot iniciou sua carreira em 2019, quando ingressou virtualmente nas fileiras do Exército. Desde então, suas funcionalidades evoluíram.

Como recruta, Max iniciou a sua fase de testes de atendimento ao público. Assim, passou a soldado e, à medida que ganhou complexidade, realizou o curso de cabo. Em 2022, ingressou na Escola de Sargentos das Armas, e hoje se forma terceiro-sargento, trazendo novas funcionalidades.

Esta nova fase do Max chega cheia novidades. Com a graduação de sargento, a Inteligência Artificial ganha um avatar diferente, com o novo uniforme da Força Terrestre. Agora, a ferramenta pode ser acessada diretamente no aplicativo do Exército Brasileiro, como explica o Chefe da Seção de Inteligência Artificial do Exército: “esta nova versão traz como grande novidade para o usuário a interação com o Max no aplicativo do Exército Brasileiro, sem a necessidade de instalação de outros softwares.”

Interações

Ao longo de sua trajetória, Max contabiliza números expressivos. A ferramenta atingiu mais de um milhão de interações em 2022 e, até novembro deste ano, já foram mais de 900 mil, com uma taxa de acerto de 85% nas respostas. No Sistema de Comunicação Social do Exército, o Max é o maior agente de relações públicas. “Ninguém da nossa Força tem tanto contato com a sociedade, respondendo dúvidas, como o Max”, assegura o Chefe da Seção de Inteligência Artificial.

Um dos objetivos do emprego da IA para a conversação é atender à demanda de interação dos usuários nas mídias sociais, que precisam de respostas imediatas, principalmente por aplicativos de troca de mensagens, como o Messenger ou Telegram. O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria, reforça que o Max é um ponto de contato do Exército Brasileiro com a sociedade, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo resposta imediata às dúvidas dos usuários.

Retrospectiva

Em março de 2019, a Inteligência Artificial Max incorpora às fileiras do Exército Brasileiro, auxiliando no atendimento ao público no Messenger, da empresa Meta. Em maio do mesmo ano, após 2.500 atendimentos, passa a atender também pelo Telegram. Já em agosto de 2019, o chatbot conclui o Curso de Formação de Cabos, que se caracteriza pelo crescente aumento de relacionamento e precisão nas respostas.

Em 2020, após atualizações na estrutura, linguagem e design, o chatbot é promovido a cabo. Na estrutura remodelada, contextos similares foram mesclados, e seu design de diálogo foi estruturado conforme as unidades do Exército, simplificando o seu gerenciamento.

Em 2022, Max ingressa na Escola de Sargentos das Armas. Durante dois anos, a IA ganha diversas melhorias, como linguagem simples e adaptativa e aprimoramento dos elementos visuais, tornando as conversas mais interativas. É também em 2022 que o Max fica disponível na página principal do portal do Exército Brasileiro. Agora, ao concluir sua formação, o Sargento Max ganha um novo avatar e pode ser acessado diretamente no aplicativo do Exército Brasileiro.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!