Entre os mais de 500 sargentos que se formaram neste último sábado (2), na Escola de Sargentos das Armas, um deles chamava atenção: Max, a Inteligência Artificial do Exército. O nome do assistente virtual é uma homenagem ao Sargento Max Wolff Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira. O chatbot iniciou sua carreira em 2019, quando ingressou virtualmente nas fileiras do Exército. Desde então, suas funcionalidades evoluíram.
Como recruta, Max iniciou a sua fase de testes de atendimento ao público. Assim, passou a soldado e, à medida que ganhou complexidade, realizou o curso de cabo. Em 2022, ingressou na Escola de Sargentos das Armas, e hoje se forma terceiro-sargento, trazendo novas funcionalidades.
Esta nova fase do Max chega cheia novidades. Com a graduação de sargento, a Inteligência Artificial ganha um avatar diferente, com o novo uniforme da Força Terrestre. Agora, a ferramenta pode ser acessada diretamente no aplicativo do Exército Brasileiro, como explica o Chefe da Seção de Inteligência Artificial do Exército: “esta nova versão traz como grande novidade para o usuário a interação com o Max no aplicativo do Exército Brasileiro, sem a necessidade de instalação de outros softwares.”
Interações
Ao longo de sua trajetória, Max contabiliza números expressivos. A ferramenta atingiu mais de um milhão de interações em 2022 e, até novembro deste ano, já foram mais de 900 mil, com uma taxa de acerto de 85% nas respostas. No Sistema de Comunicação Social do Exército, o Max é o maior agente de relações públicas. “Ninguém da nossa Força tem tanto contato com a sociedade, respondendo dúvidas, como o Max”, assegura o Chefe da Seção de Inteligência Artificial.
Um dos objetivos do emprego da IA para a conversação é atender à demanda de interação dos usuários nas mídias sociais, que precisam de respostas imediatas, principalmente por aplicativos de troca de mensagens, como o Messenger ou Telegram. O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria, reforça que o Max é um ponto de contato do Exército Brasileiro com a sociedade, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo resposta imediata às dúvidas dos usuários.
Retrospectiva
Em março de 2019, a Inteligência Artificial Max incorpora às fileiras do Exército Brasileiro, auxiliando no atendimento ao público no Messenger, da empresa Meta. Em maio do mesmo ano, após 2.500 atendimentos, passa a atender também pelo Telegram. Já em agosto de 2019, o chatbot conclui o Curso de Formação de Cabos, que se caracteriza pelo crescente aumento de relacionamento e precisão nas respostas.
Em 2020, após atualizações na estrutura, linguagem e design, o chatbot é promovido a cabo. Na estrutura remodelada, contextos similares foram mesclados, e seu design de diálogo foi estruturado conforme as unidades do Exército, simplificando o seu gerenciamento.
Em 2022, Max ingressa na Escola de Sargentos das Armas. Durante dois anos, a IA ganha diversas melhorias, como linguagem simples e adaptativa e aprimoramento dos elementos visuais, tornando as conversas mais interativas. É também em 2022 que o Max fica disponível na página principal do portal do Exército Brasileiro. Agora, ao concluir sua formação, o Sargento Max ganha um novo avatar e pode ser acessado diretamente no aplicativo do Exército Brasileiro.