Paralelamente à missão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Arábia Saudita, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou antes de viajar para o Catar, uma reunião bilateral com o ministro saudita do Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen Al-Fadley, nesta última quarta-feira (29), em Riade.
O encontro do setor agropecuário contou com a participação da equipe técnica e dos principais fundos de investimentos sauditas e representantes da agropecuária brasileira de diferentes setores, como grãos, carnes e ovos, apresentando suas potencialidades.
“Foi uma reunião produtiva que trará grandes resultados”, comentou o ministro Carlos Fávaro após o encontro, onde também foi iniciada a tratativa para a assinatura de um termo de cooperação entre Brasil e Arábia Saudita para o desenvolvimento de tecnologias agrárias por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Também teve prosseguimento, no encontro, o plano de recuperação de pastagens degradadas e de baixa produtividade para a intensificação da produção de alimentos. A proposta foi detalhada ao ministro saudita e aos fundos de investimentos que já estudam formas de investir no projeto.