sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Presidentes dos Tribunais de Contas se reúnem para alinhamento e aperfeiçoamento das ações
quarta-feira 29 de novembro de 2023 às 16:52h

Presidentes dos Tribunais de Contas se reúnem para alinhamento e aperfeiçoamento das ações

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Presidentes das Cortes de Contas do país se reuniram na último terça-feira (28), na sala 6 do Centro de Eventos do Ceará, visando à troca de experiências e à discussão de projetos. O objetivo foi o alinhamento de ações entre os Tribunais. Um dos participantes do encontro, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Presidio, deu ênfase à necessidade de os TCs trocarem experiências e trabalharem em conjunto para fiscalizar cada vez mais e melhor as políticas públicas. Fazendo alusão à temática do evento, Marcus Presidio sublinhou que o TCE/BA tem feito investimentos em tecnologia a fim de aprimorar os seus trabalhos.

“O foco principal dessa reunião é a cooperação entre os Tribunais de Contas no sentido de informar o que está dando certo nos seus processos de gerenciamento e trabalho. O uso da tecnologia da informação é um fator que requer investimentos por parte das Cortes de Contas. A cada dia, os Tribunais estão investindo na melhoria e na segurança de dados. Vivemos a era da inteligência artificial, que deve ser observada com cautela, mas aproveitando o que a tecnologia pode nos trazer com segurança. Nos últimos dois anos, o TCE/BA fez investimentos significativos na área de tecnologia da informação com o objetivo maior de garantir a segurança dos nossos dados e a agilidade das informações. Inauguramos também um novo Data Center, que garante a proteção dos nossos dados”, disse o presidente do TCE/BA.

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná, considera a reunião anual do Conselho a mais representativa dos TCs. É o momento, segundo ele, de direcionar para a Atricon os temas que o sistema de controle julga mais importantes. “A reunião visa colocar o sistema no rumo certo. Um dos pontos mais importantes tratados hoje foi o acordo assinado com o TCU para que os Tribunais locais façam a fiscalização onde haja dinheiro da União e dos estados. Se trabalharmos juntos, vamos fortalecer o sistema e as decisões tomadas serão, certamente, as melhores possíveis”, afirmou Luiz Antônio Guaraná.

Estiveram também presentes à reunião o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/BA), o conselheiro-corregedor do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, o presidente do IRB, Edilberto Pontes, e o vice-presidente de Auditoria do IRB, Inaldo Araújo.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!