O Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) se reuniu nesta terça-feira (28), no Palácio do Planalto, com representantes do setor produtivo brasileiro para apresentar a proposta de política industrial elaborada nos últimos meses pelo colegiado.
Empresários de vários segmentos industriais e entidades que representam trabalhadores, que já vinham acompanhando o processo por meio de oficinas realizadas com a sociedade civil, conheceram a proposta final e têm até quinta-feira para fazer suas contribuições finais.
A reunião foi coordenada pela ministra da Casa Civil em exercício, Miriam Belchior, ao lado do secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, além da secretária executiva do CNDI, Verena Hitner, e do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira.
“Este é um instrumento valioso. Eu diria mais do que isso, indispensável, imprescindível. Se a gente não tem um rumo, não chega a lugar algum. Que bom que vamos poder iniciar o ano que vem já com esta política, disse Márcio Elias Rosa.
O secretário Uallace Moreira ressaltou a complexidade de se construir uma política industrial a partir do diálogo com todas as partes, com todas as controvérsias e divergências intrínsecas ao processo. “Mas no final há a convergência pela neoindustrialização, que dará à indústria um protagonismo no desenvolvimento econômico brasileiro”, afirmou.
A secretária executiva do CNDI ressaltou o caráter consensual da proposta, que se sobrepôs a disputas e diferenças. “Esse é o espírito dessa reunião. Que a gente possa dar os retoques finais à proposta que a secretaria executiva do CNDI consolidou, mas que é resultado desse processo de portas abertas que tivemos ao longo de todo ano”, concluiu Verena.
A nova política industrial brasileira deve ser oficialmente apresentada e aprovada pelos integrantes do CNDI em meados de dezembro.