segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Vereador André Fraga (PV) - Foto: Valdemiro Lopes
Home / NOTÍCIAS / Vereador busca o fornecimento de água potável de graça nos eventos em Salvador
quarta-feira 29 de novembro de 2023 às 06:17h

Vereador busca o fornecimento de água potável de graça nos eventos em Salvador

NOTÍCIAS


Salvador pode ter uma lei que obriga shows e grandes eventos a fornecer água potável gratuita aos participantes. A iniciativa partiu do vereador André Fraga (PV), que protocolou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei n°304/2023, que dispõe sobre o tema. A medida é uma das alternativas possíveis para lidar com eventos climáticos extremos, como ondas de calor.

“Somos uma cidade que respira turismo e depende de eventos festivos. Num cenário de eventos climáticos extremos, não dá para achar que esse setor não vai ser impactado. Ou nos adaptamos e somos resilientes ou vamos ficar para trás”, comentou Fraga.

De acordo com o PL, os eventos em Salvador devem permitir aos consumidores ingressarem com garrafas de água e instalar bebedouros distribuídos de forma estratégica. Esses pontos deverão ser abastecidos com água potável e sua manutenção regular será de responsabilidade dos organizadores. É vedada a cobrança de taxas ou valores adicionais pelo acesso ao serviço, e o não cumprimento da lei acarretará em sanções, como multas e suspensão da autorização para realização de futuros eventos.

No Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro, o país ficou chocado com a morte de Ana Clara Benevides, 23 anos. A jovem faleceu após enfrentar um dia de sensação térmica de 60ºC, para assistir à apresentação artística da cantora Taylor Swift. Na ocasião, houve proibição para entrar com garrafas com água no show, enquanto copos de água mineral de 200 ml eram vendidos a R$10 cada.

Dias depois do ocorrido, o governo federal emitiu uma portaria que também obriga a distribuição gratuita de água durante eventos realizados em dias de calor no Brasil. A medida, no entanto, tem um prazo de validade de 120 dias. Para o vereador André Fraga, o prazo é insuficiente. “Infelizmente, as ondas de calor que o país viveu em 2023 devem ser intensificadas nos próximos anos devido ao cenário de emergência climática”, disse.

Veja também

Dólar abre em alta ante real acompanhando avanço no exterior

Após ceder nas duas sessões anteriores, o dólar abriu a segunda-feira (23) em alta ante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!