domingo 19 de maio de 2024
Gabriel Galípolo - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Galípolo: Brasil se comportou bem diante de conflitos geopolíticos e abertura dos juros dos EUA
quinta-feira 23 de novembro de 2023 às 16:08h

Galípolo: Brasil se comportou bem diante de conflitos geopolíticos e abertura dos juros dos EUA

NOTÍCIAS


O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira (23) que Brasil e o real se comportaram bem durante abertura dos juros norte-americanos e a intensificação de conflitos geopolíticos.

“A maior parte dos economistas, inclusive eu, iriam prever um preço do petróleo mais elevado e um real menos valorizado. Mas a verdade é que o real se comportou bem e o petróleo teve variações modestas, mesmo com essa turbulência lá fora. Uma das explicações é o saldo comercial do Brasil, que colabora muito para fluxo de dólares para o País e defendeu a posição do real. A taxa de juros brasileira ainda é bastante atraente para investidores que estão analisando”, afirmou o diretor, em participação no webinário “Política Monetária no Brasil e no Mundo”, promovido pela Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro (Aberj).

Para Galípolo, o mercado de trabalho sofreu pouco com o processo de desinflação no Brasil. “Uma desinflação que machuca menos é bom. Estamos dando remédio para o paciente com efeito colateral que não causa tanto mal”, avaliou.

O diretor admitiu, entretanto, que o Brasil ainda tem o desafio de atrair mais investimentos das cadeias globais para a transição energética. “Pares do Brasil estão conseguindo atrair mais investimentos em produtividade, seja por questões geopolíticas ou de proximidade geográfica, como o México e a Índia. O Brasil precisa reforçar suas vantagens comparativas”, completou.

Veja também

Ultimato eleva pressão sobre Netanyahu por plano para Gaza

Ministro do gabinete de guerra de Israel ameaça renunciar se premiê não apresentar um plano …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas