O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participou da abertura do seminário “A neoindustrialização e a transição energética brasileira”, na manhã desta última quarta-feira (22), no Rio de Janeiro. Também fizeram parte da mesa o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.
Durante a sua fala, Jean Paul Prates ressaltou os desafios atuais para consolidar a Petrobras e o país na liderança da transição energética mundial, citando projetos como o coprocessamento de biocombustíveis no parque de refino da empresa, eólicas offshore e hidrogênio verde.
“A transição energética não é uma ruptura de um dia pro outro, mas um processo ao longo de décadas, em que a não só a Petrobras, como toda a sociedade, vai se transformar. Por isso, continuamos focados no nosso negócio e, tendo conquistado diferentes recordes nos últimos sete meses, mas já imersos na descarbonização dos processos, na mudança de matriz energética, rumo à transição ecológica. E a Petrobras tem todo potencial para guiar o Brasil na liderança dessa transformação”, complementou Prates.
O Seminário contou com a participação de autoridades, especialistas e representantes da indústria, que discutiram temas fundamentais para o desenvolvimento do país, como o papel do hidrogênio verde para a descarbonização da indústria, além dos desafios e oportunidades da neoindustrialização.