sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/industrial4-0.com.br
Home / DESTAQUE / Unica: geração de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar para a rede cresce 8,3% no ano
quarta-feira 22 de novembro de 2023 às 18:50h

Unica: geração de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar para a rede cresce 8,3% no ano

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O setor sucroenergético ofertou para a rede de janeiro a setembro 15.228 GWh de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar, 8,3% mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), com base em dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o volume produzido neste ano equivale a 22% da geração de energia pela Usina Itaipu no ano passado e atende 12% do consumo anual de energia elétrica de um país como a Argentina.

“Quando são incluídas as demais biomassas na conta, como resíduos de madeira e biogás, a bioeletricidade total ofertada para a rede, acumulada entre janeiro e setembro de 2023, chegou a 20.516 GWh, incremento de 6% com relação a igual período em 2022, ficando na 3ª posição em termos de representatividade na geração total do Sistema Interligado, superando a geração fotovoltaica e as térmicas a gás”, disse a entidade.

“Com o avanço da safra canavieira no Centro-Sul, o bagaço e a palha (da cana) costumam ultrapassar 80% em termos de representatividade no total de geração mensal de bioeletricidade para a rede no Sistema Interligado”, destacou em nota o gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza. Ele reforça a importância da complementariedade existente entre a oferta da bioeletricidade sucroenergética e a geração hidrelétrica, ainda a principal fonte de geração no País, responsável por 71% da geração de energia para a rede entre janeiro e setembro de 2023.

A Unica diz na nota que a estimativa é de que a geração da bioeletricidade sucroenergética para a rede entre janeiro e setembro tenha sido equivalente a poupar 10% da energia total capaz de ser armazenada, sob a forma de água, nos reservatórios das hidrelétricas no submercado Sudeste/Centro-Oeste, por conta da maior previsibilidade e disponibilidade da bioeletricidade justamente no período seco e crítico para o setor elétrico.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!